METODOLOGIAS ATIVAS PARA TREINAMENTO DE CRIANÇAS EM RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR - REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i4.116

Palavras-chave:

Jogos, Parada cardiorrespiratória, Capacitação

Resumo

É crescente e cada vez mais acelerada a inovação tecnológica, colocando à disposição dos profissionais e da população em geral, os mais diversos tipos de tecnologia. Ao passo que as tecnologias vão sendo incorporadas, os jogos têm sido utilizados para exprimir propósitos definidos que transpassam o puro entretenimento. É possível o uso de um aplicativo livre (app) como ferramenta educacional em formato de Jogos Sérios sobre Parada Cardiorrespiratória para capacitação de crianças em idade escolar?  Objetivo: analisar estudos que abordem a utilização de aplicativos móveis como estratégia de aprendizagem para crianças, para Ressuscitação Cardiopulmonar. Metodologia: Trata-se de revisão sistemática, de estudos disponíveis em texto completo; e, que tratassem sobre metodologias ativas e/ou jogos que treinam público leigo em situações de RCP; educação em saúde sobre RCP; utilização de apps para treinamento em RCP de público leigo; publicados nos últimos cinco (5) anos. Resultados: Evidencia-se a prevalência de publicações nos países do hemisfério norte em comparação às publicações dos países emergentes. Segundo o estudo, a revisão sistemática apontou os estudos com as metodologias ativas mais usuais no Brasil e no Mundo, trazendo a simulação realística e o uso das TICs paralelamente, para solidificar o ensino-aprendizado. Os resultados desta pesquisa comprovam que utilizar um app para educação em saúde, contribui como estratégia de aprendizagem de leigos em idade escolar, para o atendimento emergencial de uma parada cardiorrespiratória em ambiente pré hospitalar. Conclusão: Assim, apoia de maneira mais efetiva melhores práticas de capacitação e, inclusive, de disseminação de conteúdo da área da saúde.

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Biografia do Autor

Karolyne Marotto Vila

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Lilian Prates Belem Behring

Doutora em Enfermagem Cardiovascular - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Enfermeira do Hospital universitário Pedro Ernesto – HUPE/UERJ. Presidente do Coren-RJ.

Cristiano Bertolossi Marta, Faculty of Nursing - UERJ

Pos doutor em Enfermagem.  Professor Associado do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem - UERJ e Diretor de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida – UVA

Roberto Carlos Lyra da Silva

Doutor em Enfermagem. Professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - LAETS"

Edson Maruyama Diniz, Sao Paulo City Hall

Enfermeiro. Mestre em Saúde Digital pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ - Prefeitura Municipal de São Paulo

Monique de Souza Nascimento

Enfermeira. Mestre em Saúde Digital pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – Hospital Municipal Souza Aguiar - HMSA.

Deyse Conceição Santoro Batista

Enfermeira. Professora Titular Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Conselheira COREN-RJ.

Mayra Wilbert Rocha

Enfermeira. Mestre em Enfermagem em Emergência e Desastres - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Enfermagem Aeroespacial.

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Publicado

13/04/2022

Como Citar

Marotto Vila , K. ., Prates Belem Behring, L. ., Bertolossi Marta, C., Carlos Lyra da Silva, R., Maruyama Diniz, E., de Souza Nascimento, M., Conceição Santoro Batista , D. ., & Wilbert Rocha , M. (2022). METODOLOGIAS ATIVAS PARA TREINAMENTO DE CRIANÇAS EM RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR - REVISÃO SISTEMÁTICA . RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 2(4), e24116. https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i4.116