QUALIDADE DO SONO E SONOLÊNCIA DIURNA EXCESSIVA EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i5.139Palavras-chave:
Sono; docentes; COVID-19.Resumo
Introdução: Quando foi declarada a pandemia por COVID-19, diversas ações foram adotadas para tentar reduzir a circulação do novo coronavírus, como o isolamento social que produziu diversas alterações nos hábitos de vida da população. Na educação superior houve uma migração do presencial para o remoto, sem preparação prévia, o que acabou exigindo ainda mais dos docentes que já possuíam uma alta carga de trabalho, afetando significativamente sua saúde, incluindo o sono. E sua privação pode causar alterações fisiológicas, diminuição da competência imunológica, transtornos de humor, além de poder desencadear piora na qualidade do sono e sonolência diurna excessiva. Objetivo: Determinar o perfil da qualidade do sono e da sonolência diurna excessiva em docentes durante a pandemia de COVID-19. Método: Foram avaliados 26 professores universitários, através dos questionários: PSQI (Índice de qualidade do sono de Pittsburgh) e a escala de sonolência de Epworth (ESE). Resultados: Os voluntários foram classificados em sua maioria (n=19/73%) como maus dormidores (PSQI >5). Sobre os componentes do PSQI, os docentes apresentaram os seguintes valores: qualidade de sono (1,3±0,7), latência (1,5±1,0), duração do sono (1,0±0,8), eficiência do sono (0,4±0,8), distúrbio do sono (1,3±0,4), uso de medicação antes de dormir (0,3±0,8) e disfunção diurna do sono (1,2±0,8). Já a ESE para a amostra total, indicou a presença de sonolência em apenas 35% da amostra (n=9). Conclusão: De acordo com os nossos resultados, o os professores universitários apresentaram uma pior qualidade do sono, apesar da maioria não apresentar sonolência diurna excessiva.
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