PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E SUA TRANSVERSALIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA NOS AMBIENTES ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i9.186

Palavras-chave:

Política de Saúde, Promoção da Saúde no Ambiente Escolar, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar a transversalidade do Programa Saúde nas Escolas como política pública nos ambientes escolares. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, foram incluídos 07 estudos brasileiros entre os anos de 2017 e 2022, para responder a seguinte questão da pesquisa: Como ocorre a transversalidade entre saúde e educação na escola através do Programa Saúde nas Escolas? Resultados e discussão: O programa é uma estratégia intersetorial potente entre saúde e educação, embora diversos profissionais não se apropriem dessa premissa. Foram revelados entraves na execução da política, no que tange a hegemonia do modelo biomédico nas ações de saúde, pouca participação do setor educação, falta de adesão de escolas ao programa, pouca capacitação pedagógica dos envolvidos, avaliação e monitoramento ineficazes. Considerações finais: O Programa Saúde nas Escolas mostra-se como ferramenta estratégica para transpor as barreiras entre a saúde e a educação com vistas a propiciar promoção da saúde e melhorias na qualidade de vida de estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalyta Corrêa Amaral Gomes

Bióloga. Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU Petrolina/PE.

Maria Luiza de Araújo Brito

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU Petrolina/PE.

Lucineide Oliveira de Sousa

Pedagoga. Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU Petrolina/PE.

Emanuela de Oliveira Reis

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU Petrolina/PE.

Maria Fernanda Alves Gonçalves

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU Petrolina/PE.

Maria Milena Moreira de Sousa

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU Petrolina/PE.

Thíria Lauren Silva Barros

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU Petrolina/PE

 

Beatriz Maria Lima Avelino

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU Petrolina/PE

Victor Hugo da Silva Martins

Enfermeiro pela Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina/PE. Doutorando em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba

 

Referências

ALVES, Maria Julia et al. Ação interdisciplinar de promoção í saúde no programa escola da família: relato de experiência de residentes do programa multidisciplinar em saúde da família. Nursing (São Paulo), v. 22, n. 252, p. 2875-2877, 2019. DOI: https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i252p2875-2877

ASSAD, Suellen Gomes Barbosa et al. Saúde em roda: a experiência intersetorial entre saúde e educação. Rev. enferm. UFPE on line, p. 470-473, 2017.

BRASIL, República Federativa. Decreto presidencial Nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007 que cria o Programa Nacional de Saúde na Escola. Brasília, DF. Diário Oficial da União, de 06 de dezembro de 2007. Seção 2, p. 02. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dec_6286_05122007.pdf

CARVALHO, F. F. B. DE. A saúde vai à escola: A promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis, v. 25, n. 4, p. 1207–1227, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312015000400009

CAVALCANTI, P. B.; LUCENA, C. M. F.; LUCENA, P. L. C. Programa Saúde na Escola: interpelações sobre ações de educação e saúde no Brasil / Program Health in the School: interpellations on action of education and health in Brazil. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 14, n. 2, p. 387, 2015. DOI: https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.2.21728

FARIAS, Isabelle Carolline Veríssimo de et al. Análise da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, p. 261-267, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02642014

FEROLLA, Luna Marquez; PASSADOR, Cláudia Souza; PASSADOR, João Luiz. Dez anos da política pública intersetorial programa saúde na escola: panorama descritivo por análise documental. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 27, n. 2, p. 139-149, 2019. DOI: https://doi.org/10.5212/PublicatioCi.Soc.v.27i2.0001

HELENA, H.; MACIEL, M. Transversalidade e intersetorialidade das políticas públicas: desafios da gestão social. p. 1–13, 2011.

LIMA, Ana Wládia Silva de et al. Educação em saúde na ou com a escola?. Rev. enferm. UFPE on line, p. 1790-1799, 2018. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a236475p1790-1799-2018

OLIVEIRA, Fernanda Piana Santos Lima et al. Avaliação do Programa Saúde na Escola com foco na integração entre Unidade Básica de Saúde e Escola de Ensino Fundamental: um estudo de caso em Belo Horizonte, Brasil. 2017.

PINTO, Maria Benegelania. Promoção da saúde e a relação entre escola e comunidade: potencialidades para a transformação social. 2019.

SILVA JUNIOR, A. J. School health program: Limits and intersectoral possibilities. Interface: Communication, Health, Education, v. 18, n. 51, p. 797–799, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0583

SOUSA, M. C. DE; ESPERIDIÃO, M. A.; MEDINA, M. G. A intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 6, p. 1781–1790, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232017226.24262016

VIEIRA, Lidiane Sales; BELISÁRIO, Soraya Almeida. Intersetorialidade na promoção da saúde escolar: um estudo do Programa Saúde na Escola. Saúde em Debate, v. 42, p. 120-133, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042018s409

Downloads

Publicado

20/09/2022

Como Citar

Gomes, T. C. A., Brito, M. L. de A., Sousa, L. O. de, Reis, E. de O., Gonçalves, M. F. A. ., Sousa, M. M. M. de ., … Martins, V. H. da S. (2022). PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E SUA TRANSVERSALIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA NOS AMBIENTES ESCOLARES . RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 2(9), e29186. https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i9.186

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)