USO CONSCIENTE DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i3.260Palavras-chave:
Tecnologia, Uso consciente, Qualidade de vidaResumo
O artigo visa discutir sobre a utilização consciente dos recursos tecnológicos, enfatizando que a tecnologia contribui de forma significativa na vida das pessoas. O tema tem como eixo principal o uso consciente dos recursos tecnológicos e os cuidados para saúde das crianças e adolescentes. Serão abordados subtítulos como: a importância do desenvolvimento infantil, a infância e a brincadeira, a tecnologia e uso de dispositivos por crianças e adolescentes. A pesquisa enfatiza que o uso de dispositivos como celular, tablets, entre outros, por crianças e adolescentes, necessita ser consciente e monitorado para evitarmos malefícios à saúde e para o desenvolvimento integral. O uso da tecnologia deve contribuir na formação humana integral da criança. A BNCC estabelece dez competências gerais para serem desenvolvidas ao longo das etapas da Educação Básica e uma delas está relacionada à tecnologia, sendo que enfatiza sua utilização de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano. Então cabe a todos nós auxiliarmos as crianças, adolescentes nesse processo, a fim de se tornarem adultos responsáveis e com hábitos saudáveis. Os adultos precisam ser exemplos, para orientarem com sabedoria. Contudo, o diálogo, a compreensão, a empatia e o amor, são aliados no processo de intervenção. Crianças e adolescentes conscientes e bem orientados conseguirão ter boa convivência em sociedade, realizando trocas entre seus pares e utilizarem seu tempo de maneira prazerosa. Também poderão reconhecer que a tecnologia não é feita apenas de recursos tecnológicos, mas que outros recursos podem ser utilizados para a aquisição de novos conhecimentos.
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