PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA REDUÇÃO DE DANOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO LAR DE ORFANATO DAS IRMÃS SANTAS INOCENTES DA CAÁLA

Autores

  • Adriano Quintas
  • Lucas António Nhamba
  • Adelino António Artur Abrantes
  • Carlos Alberto Mango Lima Ferreira
  • Herculano Calandula Kamalanga https://orcid.org/0000-0001-6492-0007
  • Gabriel Clemência Chingualulo

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i5.264

Palavras-chave:

Política da saúde, Dente, Cárie

Resumo

A cárie dentária é, na actualidade, um importante problema de saúde pública global.  Em Angola, no Huambo, especificamente na Caála, o alto índice em crianças e adolescentes, bem como a insuficiência de artigos e informações sobre a cárie e a sua prevenção. Sendo assim, traçamos como objectivo geral “elaborar uma proposta metodológica com vista a prevenção da cárie dentária em crianças e  adolescentes internados no Lar de Orfanato das Irmãs Santas Inocentes da Caála”. No presente trabalho se faz uma abordagem variada sobre a cárie. Descreve-se ainda, aspectos ligados a etiologa, diagnostico, conceitos, factores de risco, medidas preventivas e o tratamento da cárie. Também apresenta-se a necessidade de orientação sobre a alimentação, enfatizando a influência da dieta  na cárie dentária, além de focar na prevenção dos factores de risco comuns nas acções de saúde pública. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa, onde se utilizou os métodos teóricos, empíricos e o estatístico, os dados foram recolhidos através da entrevista às crianças do L.O.I.S.I da Caála. A análise dos resultados mostrou as características dietéticas e higiénicas, bem como permitiu observar o estado actual da saúde bucal das crianças e adolescentes do lar. O presente trabalho está estruturado essencialmente em três partes: a primeira faz aporte da revisão literária, isto é, a fundamentação teórica; a segunda apresenta a metodologia utilizada para a realização da pesquisa e a terceira parte tráz a discussão, os resultados e apresenta as propostas metodológicas e as conclusões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Quintas

Médico Dentista pelo Instituto Superior Politécnico da Caála, Formado em Didática de Ensino em Ensino Superior, funcionário público afecto ao hospital da Caála, docente afecto ao Departamento de Medicina Dentária ministrando a cadeira de Dentística III.

Lucas António Nhamba

Licenciado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Especialista em formação Pedogógica,            Mestre em Enfermagem Fundamental pela Universidade São Paulo  Doutorado em Saúde pública pela Universidade de São Paulo, professor Assitente  pelas Universidade José Eduardo dos Santos, Instituto Superior Politécnico da Caala e Universidade Agostinho Neto ministrando as cadeiras de Saúde Pública e metodológia de Investigação, Director Provincial da Saúde no Huambo.

Adelino António Artur Abrantes

Médico Dentista pela Universidade Privada de Angola, Mestre em Patologia Oral pela Universidade do Estremo Sul Catarinense, Coordenador do departamento de Medicina Dentária do Instituto Superior Politécnico da Caála, Docente das Cadeiras de Patologia bucal e Implantodontia no Instituto Superior Politécnico da Caala. funcionário Publico afecto ao hospital municipal da Caála.

Carlos Alberto Mango Lima Ferreira

Médico Dentista Pelo Instituto Superior Politécnico da Caala, Funcionário publico afecto aos serviços prisionais da Província do Bié.

Herculano Calandula Kamalanga

Licenciado em Enfermagem pelo Instituto Superior Politécnico do Huambo, Pós graduado em Metodologia de Ensino em Ensino Superior pelo Instituto Superior Politécnico da Caala,  Estagiario da Faculdade de Medicina do Huambo, Universidade José Eduardo dos Santos e Professor das disciplinas de Fisiologia e Anatomia Huamana, Nutrição e Enfermagem Geneco-Obstetrícia no Instituto Superior Politécnico da Caala e no Instituto Técnico de Saúde da Cela.

Gabriel Clemência Chingualulo

Médico Dentista pelo Instituto Sueprior Politécnico da Caala, Docente da Cadeira de Protese I afecto ao Departamento de Medicina Dentária no Instituto Superior Politécnico da Caala.

Referências

AMORIM, I. R. O. D. Cárie dentária em crianças pré-escolares: conhecendo o problema e buscando soluções. Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 107. 2018.

APCD.ORG.BR. Odontopediatria: a prevenção começa na infância. APCD, 2022. Disponivel em: <https://www.apcd.org.br/index.php/noticias/1259/em-foco/19-07-2022/odontopediatria-a-prevencao-comeca-na-infancia>. Acesso em: 21 Setembro 2022.

BRUNA, M. H. V. Cuidados com os dentes das crianças | Entrevista. drauziovarella, 05 Setembro 2011. Disponivel em: <https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/cuidados-com-os-dentes-das-criancas-entrevista/>. Acesso em: 21 Setembro 2022.

CARNEIRO, V. R. Cáries precoces da infância: Etiologia e Prevenção. Porto: U.P, 2014.

CHIARA; KAIMEN. A Pesquisa Bibliografica Como Instrumento Emancipatório nos Alunos de Educação. Brasil. 2008.

FERREIRA, A. C. M. S. M. Doença cárie e hábitos alimentares em crianças menores de 6 anos da área de abrangência do centro de saúde Leopoldo crisóstomo de castro. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 67. 2009.

IMPARATO, J. Anúncio 03: Odontopediatria clínica integrada e actual. 1ª. ed. [S.l.]: Napoleão, 2017.

JORNAL DE ANGOLA. Cárie dentária afecta 95 por cento da população angolana. Jornal de Angola, 21 Março 2019. Disponivel em: <https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/carie-dentaria-afecta-95-por-cento-da-populacao-angolana/>.

JR, L. F. A cárie é causada pelos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Conheça o tratamento e como evitar. DRAUZIOVARELA. Disponivel em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/carie/>. Acesso em: 21 Setembro 2022.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica 5ªEdição. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MELLO, A. D. Perfil epidemológico da carié dentária aos 12 anos de idade em escolas públicas - Santa Cruz do Sul, RS. Brazil: [s.n.], 2015.

NOGUEIRA, K. C. S. Proposta de plano de acção para promoção da saúde bucal e prevenção da cárie dentária em crianças do município de Araújos - Mnas Gerais. Pompeu - Minas Gerais: Universidade de Minas Gerais, 2013.

OLIVEIRA, L. Cárie Precoce na Infância. Youtube, 2019. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=jG5SXsqkTto>. Acesso em: 31 Agosto 2022.

SCAPINI, C. Cárie: o que é, sintomas, causas e tratamento. tuasaude, 2022. Disponivel em: <https://www.tuasaude.com/carie-dentaria/>. Acesso em: 2022 Setembro 21.

SILVA, A. D. S. E.; CORREA, G. A. D. S. V. M. Controle Mecânico do Biofilme Dental. Revista Gestão & Saúde, p. 6, 2011.

Publicado

10/05/2023

Como Citar

Quintas, A., Nhamba, L. A., Artur Abrantes, A. A. ., Mango Lima Ferreira, C. A. ., Kamalanga, H. C. ., & Chingualulo, G. C. (2023). PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA REDUÇÃO DE DANOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO LAR DE ORFANATO DAS IRMÃS SANTAS INOCENTES DA CAÁLA. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 3(5), e35264. https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i5.264

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.