ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO ODONTOLÓGICA: A PERCEPÇÃO DISCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i5.279

Palavras-chave:

Estágio clínico; Estágio; Educação em odontologia.

Resumo

Avaliar a percepção dos discentes sobre o estágio curricular obrigatório na sua formação acadêmica. Materiais e Métodos: Um estudo descritivo qualitativo foi conduzido. Ele utilizou como instrumento um questionário estruturado para 145 discentes do 5º e 10º períodos em estágio supervisionado da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE). Os dados foram analisados pelo IBM SPSS 23.0 de forma descritiva e análise inferencial através do teste Qui-quadrado de Pearson e do teste Exato de Fisher (95%). Resultados: 97,7% consideraram que estagiar no SUS é importante. 72,6% dos alunos do 5º período consideraram a avaliação insatisfatória, enquanto essa parcela foi de 27,4% nos alunos do 10º período. 56,5% dos pesquisados não se sentiram estimulados no estágio, e este percentual foi ainda maior nos alunos do 5º período (84,9%). 79,4% tinham permissão do preceptor para desempenhar atividades, entretanto este percentual foi maior no 10º período (94,8%) quando comparado ao 5º (67,1%). 94,8% dos alunos consideraram que o preceptor teve um papel importante no estágio, enquanto nos alunos do 5º período apenas 67,1% o consideraram importante. Conclusão: O estágio no SUS tem papel relevante na formação, tornando-se a relevância ainda maior em períodos mais avançados; o preceptor tem papel fundamental na viabilidade do estágio curricular, sendo a ponte do serviço com a instituição de ensino e sedimentando o conhecimento adquirido dentro da faculdade.

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Biografia do Autor

Rosana Maria Coelho Travassos

Doutora em Dentística/Endodontia pela UPE, Universidade de Pernambuco, Brasil.

 

Mônica Maria de Albuquerque Pontes

Doutora em Dentística/Endodontia pela UPE, Universidade de Pernambuco, Brasil.

Vanda Sanderana Macêdo Carneiro

Doutora em Dentística pela UPE, Universidade de Pernambuco, Brasil.

Vânia Cavalcanti Ribeiro da Silva

Doutora em Odontologia pela UFPE, Universidade de Pernambuco, Brasil.

Wanderson José Silva

Acadêmico em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco, UPE - Universidade de Pernambuco, Brasil.

Tales Nícolas Azevedo Campos

Cirurgião-Dentista graduado pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco, UPE.

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Publicado

05/05/2023

Como Citar

Coelho Travassos, R. M., de Albuquerque Pontes, M. M., Sanderana Macêdo Carneiro, V., Cavalcanti Ribeiro da Silva, V., Silva, W. J., & Azevedo Campos, T. N. (2023). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO ODONTOLÓGICA: A PERCEPÇÃO DISCENTE. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 3(5), e35279. https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i5.279

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