O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE TDAH E SUAS CONTROVÉRSIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70187/recisatec.v5i3.381

Palavras-chave:

TDAH, Diagnóstico, Psicanálise

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado pela desatenção, agitação e impulsividade. Considerando a complexidade de seu diagnóstico precoce, que muitas vezes pode ser confundido com comportamentos típicos da infância, o aumento significativo desse diagnóstico na última década levanta preocupações sobre a precisão e a validade dessas avaliações. Objetiva-se analisar a complexidade do diagnóstico precoce de TDAH, a alta taxa de diagnósticos errados e os motivos subjacentes a essa situação. Para tanto, procede-se a uma revisão bibliográfica e análise de artigos publicados nos últimos anos sobre o tema. Desse modo, observa-se que a dificuldade em distinguir comportamentos normais de sintomas de TDAH contribui para diagnósticos imprecisos, o que permite concluir que há uma necessidade urgente de critérios mais rigorosos e específicos para esses diagnósticos em crianças.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Caramori de Paula

Acadêmico de Medicina - União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO).

Indalécio Gustavo Cardoso Ayub Zocal

Acadêmico de Medicina - União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO).

Josefa Maria Dias da Silva Fernandes

Especialista em Psicologia Clínica. União das Faculdades dos Grandes Lagos - UNILAGO.

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Publicado

26/03/2025

Como Citar

de Paula, P. H. C., Zocal, I. G. C. A., & Fernandes, J. M. D. da S. (2025). O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE TDAH E SUAS CONTROVÉRSIAS. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 5(3), e53381. https://doi.org/10.70187/recisatec.v5i3.381

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