CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i4.43Palavras-chave:
Suporte básico de vida, Educação continuada, Treinamento, Avaliação educacional, ConhecimentoResumo
Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma das emergências cardiovasculares com elevada prevalência de morbidade e mortalidade. Todo profissional de saúde deve reconhecer os sinais e sintomas de uma PCR, prestar os primeiros cuidados (SBV) e manter-se atualizado sobre o assunto. Objetivo: Descrever o conhecimento dos acadêmicos da área da saúde no suporte básico de vida. Método: Trata-se de uma revisão de literatura de artigos extraídos das bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde LILACS, MEDLINE e SciELO. Foram utilizados os descritores (DeCS) "students”, "resuscitation", "knowledge"; e o MeSH, "students", "resuscitation", "practice", “attitude” e “knowledge” de forma isolada e combinada. A busca identificou 876 artigos dos quais apenas 82 apresentavam títulos que tinham proximidade com o tema da pesquisa. Foram selecionados 48 artigos para a leitura integral. A partir destes, 11 artigos foram analisados. Resultados: Os artigos apontam que o conhecimento dos alunos e suas habilidades teóricas e práticas foram insuficientes para realizar uma RCP aceitável e que habilidades podem ser aprimoradas através de treinamentos frequentes, melhorando a retenção de conhecimento e a confiança dos estudantes na prática de RCP. Ainda revelam que os treinamentos devem ser incluídos nas grades curriculares dos cursos da saúde e repetidos ao longo da graduação, mas não houve consenso sobre o tempo de repetição dos treinamentos de SBV. Conclusões: O conhecimento dos estudantes da área da saúde sobre SBV é insuficiente. Ressalta-se a importância do constante aprimoramento das habilidades teórico-prática em SBV ao longo da graduação nos cursos da área da saúde.
Downloads
Referências
Bernoche C, Timerman S, Polastri TF, Giannetti NS, Siqueira AWDS, Piscopo A, et al. Atualização da diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da sociedade brasileira de cardiologia - 2019. Arq Bras Cardiol. 2019;113(3):449–663. DOI: https://doi.org/10.5935/abc.20190203
Jacobs I, Nadkarni V, Bahr J, Berg RA, Billi JE, Bossaert L, et al. Cardiac arrest and cardiopulmonary resuscitation outcome reports: Update and simplification of the Utstein templates for resuscitation registries. A statement for healthcare professionals from a task force of the International Liaison Committee on Resusci. Circulation. 2004;110(21):3385–97. DOI: https://doi.org/10.1161/01.CIR.0000147236.85306.15
Association AH. Atualização das Diretrizes de RCP e ACE: Destaques da American Heart Association 2015. Am Hear Assoc [Internet]. 2015; Available from: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf
Stiell IG, Brown SP, Nichol G, Cheskes S, Vaillancourt C, Callaway CW, et al. What is the optimal chest compression depth during out-of-hospital cardiac arrest resuscitation of adult patients? Circulation. 2014;130(22):1962–70. DOI: https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.114.008671
Gonzalez MM, Timerman S, de Oliveira RG, Polastri TF, Dallan LAP, Araújo S, et al. I guideline for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care - Brazilian society of cardiology: Executive summary. Arq Bras Cardiol. 2013;100(2):105–13. DOI: https://doi.org/10.5935/abc.20130022
Berg MD, Schexnayder SM, Chameides L, Terry M, Donoghue A, Hickey RW, et al. Part 13: Pediatric basic life support: 2010 American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2010;122(SUPPL. 3):862–75. DOI: https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.110.971085
Colet D, Griza GL, Fleig C do N, Conci RA, Sinegalia AC. Acadêmicos e profissionais da odontologia estão preparados para salvar vidas? Rfo. 2011;16(1):25–9.
Aparecida FSD, Floriano GS E, Rodrigues CMRBA. Ensino Em Enfermagem E Tomada De Decisão: Guideline 2015-2010 Teaching in Nursing and Decision Making: Guideline 2015-2010. 2013;6(3):83–95. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21144
Boaventura AP, Miyadahira AMK. Programa de capacitação em ressuscitação cardiorrespiratória com uso do desfibrilador externo automático em uma universidade. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(1):191–4. DOI: https://doi.org/10.1590/S1983-14472012000100025
Tan ECTH, Hekkert KD, van Vugt AB, Biert J. First aid and basic life support: A questionnaire survey of medical schools in the Netherlands. Teach Learn Med. 2010;22(2):112–5. DOI: https://doi.org/10.1080/10401331003656538
Saidi F. American medical education 100 years after the flexner report. Arch Iran Med. 2007;10(1):131–3.
Pergola AM, Araujo IEM. O leigo e o suporte básico de vida TT - El lego y el soporte básico de vida TT - Laypeople and basic life support. Rev da Esc Enferm da USP [Internet]. 2009;43(2):335–42. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000200012&lang=pt%0Ahttp://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a12v43n2.pdf%0Ahttp://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/en_a12v43n2.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000200012
Teórico-prático TT, Miotto HC, Ribeiro F, Ribeiro CV, Goulart EMA, Vieira C. Artigo Original Efeito na Ressuscitação Cardiopulmonar Utilizando Treinamento. Arq Bras Cardiol. :328–31.
Capone PL, Lane JC, Kerr CS, Safar P. Life supporting first aid (LSFA) teaching to Brazilians by television spots. Resuscitation. 2000;47(3):259–65. DOI: https://doi.org/10.1016/S0300-9572(00)00230-6
Vural M, Koşar MF, Kerimoğlu O, Kızkapan F, Kahyaoğlu S, Tuğrul S, et al. Cardiopulmonary resuscitation knowledge among nursing students:A questionnaire study. Anatol J Cardiol. 2017;17(2):140–5. DOI: https://doi.org/10.14744/AnatolJCardiol.2016.7156
Owojuyigbe A, Adenekan A, Faponle A, Olateju S. Impact of basic life support training on the knowledge of basic life support in a group of Nigerian Dental Students. Niger Postgrad Med J. 2015;22(3):164. DOI: https://doi.org/10.4103/1117-1936.170740
Ravari H, Abrishami M, Ghezel-Sofla M, Vahedian-Shahroodi M, Abrishami M. Knowledge of Iranian medical interns regarding Cardio-Pulmonary Resuscitation. Trauma Mon. 2012;17(1):242–4. DOI: https://doi.org/10.5812/traumamon.4230
Galvão SBT, Andrade EDS, Paiva RDM, Neto AV de L, Lucas SHL, Dos Santos WN. The knowledge of health academics with regards to cardiopulmonary resuscitation in basic life support / Conhecimento de acadêmicos da saúde sobre ressuscitação cardiopulmonar no suporte básico de vida. Rev Pesqui Cuid é Fundam Online. 2019;11(4):957. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i4.957-961
Miranda CAC, Souza PANM, Gonçalves LIC, Nogueira SB, Carvalho MF. Nível de conhecimento sobre suporte básico de vida dos estudantes de odontologia. HU Rev. 2019;45(2):170–6. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.26684
Moura FS, Carvalho FV de, Martins M do C de C e, Vasconcelos GM, Mello PMV de C. Knowledge of Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation among Brazilian Medical Students. Rev Bras Educ Med. 2016;40(1):77–85. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01772015
Tavares LFB, Bezerra IMP, Oliveira FR, Sousa LV de A, Raimundo RD, de Sousa EC, et al. Conhecimento De Estudantes De Graduação Em Ciências Da Saúde Em Testes Objetivos Sobre Suporte Básico De Vida. J Hum Growth Dev. 2015;25(3):297–306. DOI: https://doi.org/10.7322/jhgd.106002
Al-Mohaissen MA. Knowledge and attitudes towards basic life support among health students at a Saudi women’s university. Sultan Qaboos Univ Med J. 2017;17(1):e59–65. DOI: https://doi.org/10.18295/squmj.2016.17.01.011
Pande S, Pande S, Parate V, Pande S, Sukhsohale N. Evaluation of retention of knowledge and skills imparted to first-year medical students through basic life support training. Am J Physiol - Adv Physiol Educ. 2014;38(1):42–5. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00102.2013
Dal U, Sarpkaya D. Knowledge and psychomotor skills of nursing students in North Cyprus in the area of cardiopulmonary resuscitation. Pakistan J Med Sci. 2013;29(4):1–6. DOI: https://doi.org/10.12669/pjms.294.3450
Einspruch EL, Lynch B, Aufderheide TP, Nichol G, Becker L. Retention of CPR skills learned in a traditional AHA Heartsaver course versus 30-min video self-training: A controlled randomized study. Resuscitation. 2007;74(3):476–86. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2007.01.030
Becker T, Zanchim MC, Becker T, Compher C, Chittams J, Sammarco T, et al. Cumulative Fluid Balance and Outcome of Extubation: A Prospective Observational Study from a General Intensive Care Unit. Indian J Crit Care Med [Internet]. 2018;33(1):28–33. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.clnesp.2016.04.030%0Ahttp://dx.doi.org/10.1016/j.clnu.2014.07.008%0Ahttp://dx.doi.org/10.1016/j.clnu.2016.08.004%0Ahttp://dx.doi.org/10.1016/j.jcrc.2016.09.007%0Ahttp://dx.doi.org/10.1038/s41430-017-0008-7%0Ahttp://dx.doi.org/1 DOI: https://doi.org/10.1038/s41430-017-0008-7
García-Suárez M, Méndez-Martínez C, Martínez-Isasi S, Gómez-Salgado J, Fernández-García D. Basic life support training methods for health science students: A systematic review. Int J Environ Res Public Health. 2019;16(5). DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph16050768
Mohammed Z, Arafa A, Saleh Y, Dardir M, Taha A, Shaban H, et al. Knowledge of and attitudes towards cardiopulmonary resuscitation among junior doctors and medical students in Upper Egypt: cross-sectional study. Int J Emerg Med. 2020;13(1):4–11. DOI: https://doi.org/10.1186/s12245-020-00277-x
Rene V, Machado N, González N, Arelys C, Hernández F. Retención de conocimientos sobre reanimación cardiopulmonar básica en estudiantes de medicina de Cienfuegos (2017-2018). Medisur. 2018;16(6):886–94.
Kopacek KB, Anna DL, Dopp JM, Vardeny O, Sims JJ. Pharmacy students’ retention of knowledge and skills following training in automated external defibrillator use. Am J Pharm Educ. 2010;74(6):1–6. DOI: https://doi.org/10.5688/aj7406109
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.