A PESQUISA EM PSICANÁLISE NA POS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i5.128Palavras-chave:
Palavras-chave: Psicanálise; Pesquisa; Universidade.Resumo
A presente pesquisa configura-se como uma atualização dos dados de uma pesquisa realizada durante o mestrado do autor. Esse trabalho procurou responder a seguinte questão: como está caracterizada a pesquisa em psicanálise na universidade? O trabalho teve como objetivo estudar as características da pesquisa em psicanálise na universidade, especialmente na pós-graduação. Como método, foi realizada uma análise do tipo bibliográfica e documental em virtude da sua adequação ao objeto de estudo. Procurou-se discutir a relação entre psicanálise e universidade a partir do interesse de Freud em ensinar a psicanálise no Ensino Superior; permitindo, assim, a presença da pesquisa psicanalítica também na pós-graduação. A relevância da teoria e da prática clínica em psicanálise e a busca da compreensão da relação psicanálise e pesquisa justificam a realização do presente estudo.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BARATO, Geselda. Reflexões sobre a transferência e a prática clínica da psicanálise na clínica na experiência clínica-escola de psicologia. 2006. (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
CHEMAMA, Roland. Dicionário de Psicanálise Larousse. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
DAVIDOFF, Linda. Introdução à Psicologia. São Paulo. ABDR: 2000
DIAS, Edmilson Antônio. Relatos do Imaginário: uma abordagem possível da homossexualidade feminina a partir de uma leitura de Freud e Lacan. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
FREUD, Sigmund. Casos Clínicos I: Anna O. e Emmy Von N. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
________. Sobre o ensino de psicanálise nas universidades (1919). Edição Estandard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. 17, Rio de Janeiro: Imago, 1976.
________. Sobre os sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 1984.
GARCIA-ROSA, Luis A . Pesquisa acadêmica em psicanálise. Anuário Brasileiro de Psicanálise, Rio de Janeiro, 1993.
GAY, Peter. Freud uma vida para nosso tempo. São Paulo: Schwarcz, 1989.
GREENSON, Ralph R. A Técnica e a Prática da Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1981.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Saraiva, 2017
LAPLANCHE; PONATLIS, J.B. Vocabulário de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
________. Pesquisa teórica em psicanálise. Psicanálise e Universidade, São Paulo, 1994.
MESAN, Jorge. Psicanálise e Pós-graduação: notas, exemplos e reflexões. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
MONTE, Jaime Bezerra Do. Considerações Metodológicas Sobre a Pesquisa em Psicanálise. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
MONTE, Jaime Bezerra Do. Psicologia e dialética: um estudo sobre a aplicação do método dialético à pesquisa em psicologia. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
________. Psicologia e dialética: um estudo sobre a aplicação do método dialético à pesquisa em psicologia. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PACHECO FILHO, R. A. O debate epistemológico em Psicanálise. In: Ciência, pesquisa, representação e realidade em psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
PINHEIRO, N.N.B. Psicanálise, Teoria e Clínica: reflexões sobre sua proposta terapêutica. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, ano 19, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98931999000200004
PÓS-GRADUAÇÃO em psicanálise UERJ. Acessada em agosto 2001, URL: http://www.capes.gov.br/cursos/pos/brasil, 2001
ROUDINESCO, Elisabeth. Por que a psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.