A PESQUISA EM PSICANÁLISE NA POS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Jaime Bezerra do Monte

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i5.128

Palavras-chave:

Palavras-chave: Psicanálise; Pesquisa; Universidade.

Resumo

A presente pesquisa configura-se como uma atualização dos dados de uma pesquisa realizada durante o mestrado do autor. Esse trabalho procurou responder a seguinte questão: como está caracterizada a pesquisa em psicanálise na universidade? O trabalho teve como objetivo estudar as características da pesquisa em psicanálise na universidade, especialmente na pós-graduação. Como método, foi realizada uma análise do tipo bibliográfica e documental em virtude da sua adequação ao objeto de estudo. Procurou-se discutir a relação entre psicanálise e universidade a partir do interesse de Freud em ensinar a psicanálise no Ensino Superior; permitindo, assim, a presença da pesquisa psicanalítica também na pós-graduação. A relevância da teoria e da prática clínica em psicanálise e a busca da compreensão da relação psicanálise e pesquisa justificam a realização do presente estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime Bezerra do Monte

Doutor em Educação - Psicologia da Educação. Faculdade Municipal de Palhoça

Referências

REFERÊNCIAS

BARATO, Geselda. Reflexões sobre a transferência e a prática clínica da psicanálise na clínica na experiência clínica-escola de psicologia. 2006. (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

CHEMAMA, Roland. Dicionário de Psicanálise Larousse. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

DAVIDOFF, Linda. Introdução à Psicologia. São Paulo. ABDR: 2000

DIAS, Edmilson Antônio. Relatos do Imaginário: uma abordagem possível da homossexualidade feminina a partir de uma leitura de Freud e Lacan. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

FREUD, Sigmund. Casos Clínicos I: Anna O. e Emmy Von N. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

________. Sobre o ensino de psicanálise nas universidades (1919). Edição Estandard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. 17, Rio de Janeiro: Imago, 1976.

________. Sobre os sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 1984.

GARCIA-ROSA, Luis A . Pesquisa acadêmica em psicanálise. Anuário Brasileiro de Psicanálise, Rio de Janeiro, 1993.

GAY, Peter. Freud uma vida para nosso tempo. São Paulo: Schwarcz, 1989.

GREENSON, Ralph R. A Técnica e a Prática da Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1981.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Saraiva, 2017

LAPLANCHE; PONATLIS, J.B. Vocabulário de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

________. Pesquisa teórica em psicanálise. Psicanálise e Universidade, São Paulo, 1994.

MESAN, Jorge. Psicanálise e Pós-graduação: notas, exemplos e reflexões. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

MONTE, Jaime Bezerra Do. Considerações Metodológicas Sobre a Pesquisa em Psicanálise. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

MONTE, Jaime Bezerra Do. Psicologia e dialética: um estudo sobre a aplicação do método dialético à pesquisa em psicologia. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

________. Psicologia e dialética: um estudo sobre a aplicação do método dialético à pesquisa em psicologia. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PACHECO FILHO, R. A. O debate epistemológico em Psicanálise. In: Ciência, pesquisa, representação e realidade em psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

PINHEIRO, N.N.B. Psicanálise, Teoria e Clínica: reflexões sobre sua proposta terapêutica. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, ano 19, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98931999000200004

PÓS-GRADUAÇÃO em psicanálise UERJ. Acessada em agosto 2001, URL: http://www.capes.gov.br/cursos/pos/brasil, 2001

ROUDINESCO, Elisabeth. Por que a psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

Downloads

Publicado

16/05/2022

Como Citar

Bezerra do Monte, J. (2022). A PESQUISA EM PSICANÁLISE NA POS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 2(5), e25128. https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i5.128

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.