ANSIEDADE E ISOLAMENTO SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA: COMO MANEJAR?
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i2.76Palavras-chave:
Ansiedade, Adolescência, Isolamento social, TCCResumo
A ansiedade é um tema muito estudado e discutido na contemporaneidade. Em alguns casos a exacerbação dos sintomas associados à ansiedade leva ao surgimento dos transtornos ansiosos. Os adolescentes pela própria fase de desenvolvimento vivem muitas incertezas e inquietações, sendo sujeitos aos referidos transtornos. Em tempos de isolamento social a probabilidade parece aumentar. A Terapia cognitivo-comportamental (TCC) oferece ferramentas ricas e úteis para que os adolescentes aprendam a manejar a ansiedade e assim se protegerem dos prejuízos advindos dos transtornos. Nesse artigo, a partir de pesquisa bibliográfica, teremos como objetivo discutir sobre ansiedade, adolescência, isolamento social e apresentar a TCC como ferramenta para manejo da ansiedade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Isabelle Lina; REGO, Jaqueline Ferraz; TEIXEIRA, Amanda Carvalho Girardi; MOREIRA, Marília Rodrigues. Isolamento social e seu impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020385 acesso em 20/01/2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020385
ASBHAR, F. Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos. Jornal de Pediatria. Vol. 80. Nº 2. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0021-75572004000300005
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. DSM-5. Estados Unidos. 2013.
BECK, Judith S. Terapia Cognitiva - Teoria e Prática. São Paulo: Artmed, 1997.
BECK, Aaron T.; CLARK, David A. Vencendo a preocupação com terapia cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2012.
CARTER, B.; MCGOLDRICK, M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artmed. 1995.
COPLAN Robert J., RUBIN, Kenneth H., In A. Lococo, KH Rubin , L'isolamento Sociale Durante L'infanzia Retraimento social na infância: abordagens conceituais, definições e questões metodológicas. Milan, Italy: Unicopli.2007
FREIRE, Teresa; TAVARES, Dionísia. Influência da autoestima, da regulação emocional e do gênero no bem-estar subjetivo e psicológico de adolescentes. Portugal. Escola de Psicologia da Universidade do Minho, 2011. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rpc/v38n5/a03v38n5.pdf>. Acesso: 06 jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-60832011000500003
HABIGZANG, Luísa F.; LAWRENZ, Priscila. Relacionamentos, sexualidade e autoestima. In: NEUFELD, Carmem Beatriz. (Org.). Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental. Porto Alegre: Artmed, 2017. p.324 – 338.
LEAHY, Robert L. Livre de ansiedade. Porto Alegre: Artmed, 2011.
LEAHY, Robert L. Terapia do Esquema Emocional. Porto Alegre: Artmed, 2016.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
RANGÉ, Bernard P.; PALMA, Priscila de C.; CARVALHO, Marcele R.; PENIDO, Maria Amélia; COUTINHO, Fernanda C.; BORBA, Angélica G. Terapia cognitivo-comportamental em grupo para transtornos de ansiedade. In: NEUFELD, Carmem Beatriz.; RANGÉ, Bernard P. (Org.). Terapia Cognitivo-Comportamental em grupos: das evidências a prática. Porto Alegre: Artmed, 2017. p.57 – 77.
RUBIN, K., & Mills, R. (1988). The many faces of social isolation in children. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 56, 916-924. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-006X.56.6.916
RUBIN, K., Bukowski W. M., & Parker, J. G. (2006). Peer interactions, relationships ad groups. In N. Eisenberg (Ed.), Handbook of child psychology (vol. 3, chap. 10, 6th ed., pp. 571-645). Hoboken: John Wiley & Sons.
RUBIN, K. H., Wojslawowicz, J. C., Burgess, K. B., Rose-Krasnor, L., & Booth-LaForce, C. L. (2008). The best friendships of shy/withdrawn children: Prevalence, stability, and relationship quality. Journal of Abnormal Child Psychology, 34, 139-153. DOI: https://doi.org/10.1007/s10802-005-9017-4
SOUZA, João Paulo M.; OSÓRIO, Flávia de L.; SCHNEIDER, Bruno Z.; CRIPPA, José Alexandre de S.; Transtornos de ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade de separação e fobia social). In: ESTANISLAU, Gustavo M.; BRESSAN, Rodrigo A.; (Org). Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. p.101 – 117.
MACEDO, Lídia Suzana Rocha; SPERB,Tania Mara. Regulação de emoções na pré-adolescência e influência da conversação familiar. Psic.: Teor. e Pesq. 29 (2) • Jun 2013 • https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000200002. Acesso 12 de agosto 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000200002
STALLARD, Paul. Ansiedade: Terapia cognitiva-comportamental para crianças e jovens. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.