A ARTE ANATÔMICA E O QUEBRA-CABEÇAS RENASCENTISTA
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i1.6Palavras-chave:
Arte, Anatomia, Michelângelo Buonarotti, Leonardo Da VinciResumo
A arte e a anatomia humana caminham juntas, de várias maneiras, ao longo do tempo, como percebemos em diversos desenhos anatômicos, esculturas e afrescos, isto tudo ainda no século XVI, muito por conta das mentes extraordinárias de Leonardo Da Vinci e Michelângelo Buonarotti pois desenvolveram inúmeras criações que são apreciadas até os dias de hoje. Objetivo: apontar um olhar filosófico para as obras A Criação de Adão de Michelângelo Buonarotti e O Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci. Método: Retirando, através de um quebra-cabeças, o ponto-chave destes afrescos com intuito de questionar se, com tal mudança perde-se a sublime beleza ou não há alterações significativas. Conclusão: Embora os conceitos de beleza possam mudar com o tempo, a impressionante falta de “uma peça” muda completamente o significado das obras, mas não diminui a genialidade dos artistas.
Downloads
Referências
Amaral, D.M. Arte e anatomia humana: uma relação entre ensino e espaços não formais. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2018.
Campos D. (2019). A hidden rib found in Michelangelo Buonarroti's fresco The Creation of Adam. Clinical anatomy (New York, N.Y.), 32(5), 648–653. https://doi.org/10.1002/ca.23363 DOI: https://doi.org/10.1002/ca.23363
Meshberger F. L. (1990). An interpretation of Michelangelo's Creation of Adam based on neuroanatomy. JAMA, 264(14), 1837–1841. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2205727/ DOI: https://doi.org/10.1001/jama.264.14.1837
BARRETO, G., OLIVEIRA, M.G. A arte secreta de Michelangelo: uma lição de anatomia na Capela Sistina. São Paulo: ARX, 2004.
Dock W. Michelangelo's David. JAMA. 1972;219(9):1212. doi:10.1001/jama.1972.03190350048020 DOI: https://doi.org/10.1001/jama.1972.03190350048020
Kickhöfel, E. H. P. (2004). Uma falsa lição de anatomia ou de um simples caso de impregnação teórica dos fatos. Scientiae Studia, 2(3), 427-443. https://doi.org/10.1590/S1678-31662004000300009 DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-31662004000300009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.