A ARTE ANATÔMICA E O QUEBRA-CABEÇAS RENASCENTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i1.6

Palavras-chave:

Arte, Anatomia, Michelângelo Buonarotti, Leonardo Da Vinci

Resumo

A arte e a anatomia humana caminham juntas, de várias maneiras, ao longo do tempo, como percebemos em diversos desenhos anatômicos, esculturas e afrescos, isto tudo ainda no século XVI, muito por conta das mentes extraordinárias de Leonardo Da Vinci e Michelângelo Buonarotti pois desenvolveram inúmeras criações que são apreciadas até os dias de hoje. Objetivo: apontar um olhar filosófico para as obras A Criação de Adão de Michelângelo Buonarotti e O Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci. Método: Retirando, através de um quebra-cabeças, o ponto-chave destes afrescos com intuito de questionar se, com tal mudança perde-se a sublime beleza ou não há alterações significativas. Conclusão: Embora os conceitos de beleza possam mudar com o tempo, a impressionante falta de “uma peça” muda completamente o significado das obras, mas não diminui a genialidade dos artistas.

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Biografia do Autor

Max dos Santos Afonso, Universidade Católica de Pelotas, Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta, Doutorando em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Alan Ávila Fliegel, Universidade Católica de Pelotas

Graduando em Medicina, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

André Peres Koth, Universidade Católica de Pelotas

Fisioterapeuta, Doutorado em Ciências Fisiológicas, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Referências

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Publicado

01/08/2021

Como Citar

Max dos Santos Afonso, Alan Ávila Fliegel, & Koth, A. P. (2021). A ARTE ANATÔMICA E O QUEBRA-CABEÇAS RENASCENTISTA. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 1(1), e116. https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i1.6

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