TELESSAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA ANÁLISE COM BASE NO 3º CICLO DO PMAQ-AB
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i1.86Palavras-chave:
Informática em Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Tecnologia da Informação em Saúde.Resumo
O telessaúde objetiva apoiar as ações e resolutividade da Atenção Primária à Saúde (APS). Apresentando-se como ferramenta de tecnologias da informação e comunicação, permitindo provimento de suporte ou cuidados, independentemente de onde se situa o usuário do serviço, o profissional de saúde e a própria informação, Desse modo, este estudo propõe descrever caracterizar como as equipes da atenção primária tem utilizado o telessaúde. Trata-se de estudo transversal, utilizando base de dados secundários, gerados pelo 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Observa-se que do total de 42.975 equipes da APS foram avaliadas, mais de 50% delas utilizavam o programa em todo o Brasil, na região sul, aproximadamente 70% das equipes faziam uso do telessaúde. Apesar de sua contribuição para melhoria da qualidade da atenção primária à saúde, a utilização do programa pelas equipes da APS ainda pode ser considerada pequena diante da grandeza da territorialidade nacional.
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