ARCO DE MAGUEREZ E EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DEPRESSÃO EM ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i2.10

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Depressão; Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Introdução: A depressão, estimada em cerca de 30 milhões de casos no mundo, pode estar atrelada a problemas familiares, a baixos níveis escolar e socioeconômico e está associada ao aumento do risco de mortalidade precoce por suicídio. A educação em saúde é uma importante ferramenta de promoção de saúde, definida como um conjunto de práticas que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos sobre implementação de práticas de educação em saúde sobre depressão em estudantes de uma escola pública do interior de Sergipe. Métodos: Trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto, onde foi realizada uma intervenção em uma escola de ensino fundamental público. O Arco é dividido em cinco fases, sendo a observação da realidade, discussão dos pontos chave, teorização, elaboração das hipóteses de solução e aplicação à realidade. Resultados e Impactos: As dinâmicas de apresentação, do papel amassado, da angústia e conforto e roda de conversa foram bem aceitas pelos escolares, visto que todos participaram efetivamente de todo o processo de ensino aprendizagem.   O professor foi peça fundamental para realização das intervenções, visto que a faixa etária dos estudantes foi de 11 a 13 anos, os quais eram bastante inquietos.  Conclusão:  Pode-se concluir que atividades de educação em saúde relacionadas à saúde mental elaboradas pelo Arco de Maguerez, são ferramentas de baixo custo, dão resultados satisfatórios e podem ser implementadas por qualquer profissional de saúde em intervenções  de promoção de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Johnatan Weslley Araujo Cruz, Federal University of Sergipe

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - Departamento de Fisioterapia Lagarto - DFTL

 

Franciely Oliveira de Andrade Santos, Federal University of Sergipe

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - Departamento de Fisioterapia Lagarto - DFTL

 

Vinícius Barbosa dos Santos Sales, Federal University of Sergipe

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - Departamento de Medicina de Lagarto - DFTL

 

Luanna Nascimento Santana, Federal University of Sergipe

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - Departamento de Fisioterapia Lagarto - DFTL

 

Sthefany Santos Martins, Federal University of Sergipe

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - Departamento de Fisioterapia Lagarto - DFTL

 

Heloísa Suzane de Sá Matos

Fisioterapeuta pela Universidade Tiradentes e Mestra em Saúde da Família pela UNESA.

Marcela Ralin de Carvalho Déda Costa, Federal University of Sergipe

Fisioterapeuta e Doutora, Universidade Federal de Sergipe - UFS, Departamento de Fisioterapia Lagarto - DFTL

 

Referências

ATIENZO, E. E.; BAXTER, S. K.; KALTENTHALER, E. Interventions to prevent youth violence in Latin America: a systematic review. International journal of public health, v. 62, n. 1, p. 15-29, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s00038-016-0909-6

BRAGA, E. P. P. C. A importância dos grupos de educação em saúde na atenção básica/Estratégia Saúde da Família. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Brumadinho, 2013. 26f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Vigilância em Saúde. Perfil epidemiológico das tentativas e óbitos por suicídio no Brasil e a rede de atenção à saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/21/2017-025-Perfil-epidemiologico-das-tentativas-e-obitos-por-suicidio-no-Brasil-e-a-rede-de-atencao-a-saude.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS); Ministério da Educação (MEC). Passo a Passo PSE: Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/legislacao/passo_a_passo_pse.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

CARVALHO, G. A saúde pública no Brasil. Estudos avançados, v. 27, p. 7-26, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142013000200002

CICOGNA, J. I. R.; HILLESHEIM, D.; HALLAL, A. L. L. C. Mortalidade por suicídio de adolescentes no Brasil: tendência temporal de crescimento entre 2000 e 2015. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 68, p. 1-7, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000218

DIAS, E. S. M. et al. Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem/Conversation wheel as education strategy in health for nursing. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 10, n. 2, p. 379-384, 2018. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.379-384

FALKENBERG, M. B. et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 847-852, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013

FERREIRA, G. I. Formação profissional em Saúde: aplicação do Arco de Maguerez no processo de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180020

GOLLUB, E. L. et al. Indirect violence exposure and mental health symptoms among an urban public-school population: Prevalence and correlates. PLoS one, v. 14, n. 11, p. e0224499, 2019. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0224499

GUERRA, M. G. G. V.; MOURA-ALMEIDA, F. M.; AFONSO, D. B. Depressão infantil: ensino-aprendizagem a partir de uma experiência escolar no Espírito Santo. Revista Cesumar–Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 23, n. 1, p. 77-97, 2018. DOI: https://doi.org/10.17765/1516-2664.2018v23n1p77-97

JATOBÁ, J. D.; BASTOS, O. Depressão e ansiedade em adolescentes de escolas públicas e privadas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 56, p. 171-179, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0047-20852007000300003

MONTERO-CARRETERO, C. et al. School climate, moral disengagement and, empathy as predictors of bullying in adolescents. Frontiers in psychology, v. 12, p. 1470, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.656775

MORAES-FILHO, I. M. et al. Aplicação do arco de Charlez Maguerez na implementação de estratégias para prevenção do câncer de pênis. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 9, n. 4, p. 804-809, 2020. DOI: https://doi.org/10.36239/revisa.v9.n4.p804a809

MORAES-FILHO, I. M. et al. Desmistificando o significado de inovação educacional. Revista de Iniciação Científica e Extensão, v. 2, n. 3, p. 118-119, 2019.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Folha informativa – Depressão. 2018. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/depressao. Acesso em: 25 ago. 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Folha informativa – Suicídio. 2018. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/suicidio. Acesso em: 10 ago. 2021.

PAPAILA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência. In: PAPAILA, D. E.; FELDMAN, R. D. (Orgs.). Desenvolvimento humano. 12a ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.

PARK, C. et al. Stress, epigenetics and depression: a systematic review. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, v. 102, p. 139-152, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2019.04.010

PRADO, M. L. et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Escola Anna Nery, v. 16, p. 172-177, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452012000100023

SALCI, M. A. et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 22, p. 224-230, 2013.

SEGRE, M.; FERRAZ, F. C. The health's concept. Revista de Saúde Pública, v. 31, n. 5, p. 538-542, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89101997000600016

SILVA, M. M.; BARROS, L. S. A contribuição da escola para a promoção da saúde mental de adolescentes no combate a depressão e ao suicídio. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 21078-21095, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-017

THAPAR, A. et al. Depression in adolescence. The Lancet, v. 379, n. 9820, p. 1056-1067, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(11)60871-4

TOMÉ, G.; MATOS, M. G. Depressão, rendimento escolar e estratégias de coping em adolescentes. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 2, n. 1, p. 85-94, 2006. DOI: https://doi.org/10.5935/1808-5687.20060009

VILLARDI, M. L.; CYRINO, E. G.; BERBEL, N. A. N. A problematização em educação em saúde [recurso eletrônico]: percepções dos professores tutores e alunos. São Paulo: Unesp, 2015.

WEERSING, V. R. et al. Evidence base update of psychosocial treatments for child and adolescent depression. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, v. 46, n. 1, p. 11-43, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/15374416.2016.1220310

WERNER, L. L. A. A. et al. Depressive symptoms in adolescence: Longitudinal links with maternal empathy and psychological control. Journal of Abnormal Child Psychology, v. 44, n. 6, p. 1121-1132, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s10802-015-0106-8

WERNER-SEIDLER, A. et al. School-based depression and anxiety prevention programs for young people: A systematic review and meta-analysis. Clinical psychology review, v. 51, p. 30-47, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cpr.2016.10.005

ZANOTTO, M. A. C.; ROSE, T. M. S. Problematizar a própria realidade: análise de uma experiência de formação contínua. Educação e Pesquisa, v. 29, p. 45-54, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100004

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Cruz, J. W. A., Santos, F. O. de A., Sales, V. B. dos S., Santana, L. N., Martins, S. S., Matos, H. S. de S. ., & Costa, M. R. de C. D. (2021). ARCO DE MAGUEREZ E EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DEPRESSÃO EM ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA CIENTÍFICA RECISATEC - ISSN 2763-8405, 1(2), e1210. https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i2.10

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)