GRAU DE SATISFAÇÃO, PONTOS FORTES E FRACOS DOS GRADUADOS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE CUENCA EQUADOR, 2021-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i7.300

Palavras-chave:

satisfação, alunos, pontos fortes, pontos fracos

Resumo

A qualidade de um serviço é medida pela satisfação que proporciona ao usuário, portanto, para medir a qualidade educacional de uma instituição de ensino, é necessário conhecer a satisfação dos destinatários dos serviços, ou seja, os alunos. Objetivo: identificar o nível de satisfação dos graduados da Faculdade de Odontologia da Universidade de Cuenca durante os anos de 2021 e 2022. Materiais e métodos: estudo observacional, descritivo e transversal. Foram avaliados 30 egressos da Faculdade de Odontologia por meio de questionário autoaplicável por meio de pesquisa online utilizando o questionário SEUE. Resultados: 63,3% da população formou-se em 2022 e 36,7% em 2021. Para determinar o nível de satisfação total, foi utilizada a fórmula (Grau de satisfação = V/N), a soma da avaliação em cada um dos noventa e três itens do questionário foi de 9.478, resultando em 315,93, o que representa um grau de satisfação geral razoavelmente satisfeito. Conclusões: Identificar os pontos fortes e fracos de uma instituição por meio da satisfação do aluno é um aspecto relevante para alcançar o cumprimento dos objetivos estratégicos e poder melhorar os aspectos que ajudam a instituição e sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Samantha Ortiz Banegas

Universidad de Cuenca - Ecuador.

Katherine Cristina Quizhpe Albarracín

Universidad de Cuenca - Ecuador.

Alexandra Guapacasa

Universidad de Cuenca - Ecuador.

Manuel Estuardo Bravo Calderón

Universidad de Cuenca - Ecuador.

Referências

SURDEZ PÉREZ EG, SANDOVAL CARAVEO M DEL C, LAMOYI BOCANEGRA CL. Satisfacción estudiantil en la valoración de la calidad educativa universitaria. educ. educ. [Internet]. 18 de mayo de 2018 [citado 28 de abril de 2023];21(1):9-26. Disponible en: https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/7769 DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2018.21.1.1

CADENA-BADILLA M, MEJÍAS ACOSTA A, VEGA-ROBLES A, , VÁSQUEZ QUIROGA J. La satisfacción estudiantil universitaria: análisis estratégico a partir del análisis de factores. Industrial Data [Internet]. 2015, [citado 28 de abril de 2023];18(1):9-18. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=81642256002 DOI: https://doi.org/10.15381/idata.v18i1.12062

PÉREZ VALDUCIEL I, , PEREYRA G. E. E. Satisfacción estudiantil: un indicador de la calidad educativa en el departamento de biología celular, UCV. Revista de Pedagogía [Internet]. 2015, [citado 28 de abril de 2023];36(99):69-89. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65945575008

GIRALDO DM, POLANCO H, ACUÑA CP, ET AL. Nivel de satisfacción de los estudiantes de odontología de la Universidad Nacional de Colombia con su carrera. Acta Odontológica Colombiana [en línea] 2014, [citado 28 de abril de 2023];4(1): 23-38. Disponible en: http://www.revistas.unal.edu.co/index.php/actaodontocol

LEZCANO D, COSCARELLI NY, IRIGOYEN SA, ALBARRACIN SA, MEDINA MM, MOSCONI EB, ET AL. Modelo para evaluación y seguimiento de los egresados [Internet]. SEDICI. Facultad de Odontología (FOLP); 2019 [citado 28 de abril de 2023]. Disponible en: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/80794

GENTO PALACIOS M, VIVAS GARCIA M. El SEUE: un instrumento para conocer la satisfacción de los estudiantes universitarios con su educación.[Internet]. Dialnet; 2003 [citado 28 de abril de 2023]. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/38179149_El_SEUE_un_instrumento_para_conocer_la_satisfaccion_de_los_estudiantes_universitarios_con_su_educacion

MEJIAS A, MARTINEZ D. Desarrollo de un Instrumento para Medir la Satisfacción Estudiantil en Educación Superior. SADPRO - UCV [Internet]. 2009 [citado 28 de abril de 2023];10(2). Disponible en: http://saber.ucv.ve/ojs/index.php/rev_docu/article/view/3704

CANO E. Calidad de vida universitaria: Identificación de los principales indicadores de satisfacción estudiantil. [Internet]. ResearchGate; 2013 [citado 28 de abril de 2023]. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/259366738_Calidad_de_vida_universitaria_Identificacion_de_los_principales_indicadores_de_satisfaccion_estudiantil_Quality_of_college_life_identifying_the_key_indicators_of_student_satisfaction

SANDOVAL-PEDAUGA S, ORTEGA-ORRALA W, RESTREPO-ESCUDERO M. Satisfacción de los graduados de la carrera de Odontología de la Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí. sapientiae [Internet]. 9ene2021 [citado 1 jun del 2023];4(7):168-80. Disponible en: https://publicacionescd.uleam.edu.ec/index.php/sapientiae/article/view/200

FRISANCHO DÍAZ M. Satisfacción laboral y su repercusión en la enseñanza y rendimiento académico de los estudiantes de la facultad de odontología. Revista Científica Investigación Andina [Internet]. 2017 [citado 1 jun del 2023];17(1). Disponible en: doi:http://dx.doi.org/10.35306/rev.%20cien.%20univ..v17i1.328

ARANGO JH, ARANGO RE, RESTREPO B, MACÍAS C, BARRAGÁN J, GÓMEZ C, FORERO J, PEÑALOZA P, BERMÚDEZ PC, ACOSTA BL, HURTADO C, PINEDA F, LÓPEZ DE MESA C. Seguimiento a egresados y pertinencia del Programa de odontología: “Tras la huella de los egresados“. Journal odont col [Internet]. 15 de junio de 2009 [citado 9 de junio de 2023];2(3). Disponible en: https://revistas.unicoc.edu.co/index.php/joc/article/view/53

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Ortiz Banegas, S., Quizhpe Albarracín, K. C., Guapacasa, A., & Bravo Calderón, M. E. (2023). GRAU DE SATISFAÇÃO, PONTOS FORTES E FRACOS DOS GRADUADOS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE CUENCA EQUADOR, 2021-2022. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 3(7), e37300. https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i7.300

Artigos Similares

1 2 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)