PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM FISIOTERAPEUTA RESIDENTE EM SAÚDE MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i4.272Palavras-chave:
Educação em saúde, Webcast, Comunicação, FisioterapiaResumo
Objetivo: Apontar as contribuições oriundas do processo de construção de um portfólio acadêmico transformado em episódios de um podcast. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, na modalidade relato de experiência, desenvolvido a partir das vivências e experiências de um residente fisioterapeuta em saúde mental, sendo apontadas possíveis contribuições no processo de construção de um portfólio acadêmico e questionamentos sobre o protagonismo e autonomia no processo de ensino, aprendizagem e participação. Resultados: Foram produzidos 13 episódios descritivos de um podcast, voltados para a execução dos objetivos de aprendizagem consolidados nos eixos teóricos transversais: módulo reforma psiquiátrica e história da loucura; reforma psiquiátrica brasileira e políticas públicas; dispositivos de cuidados com rede de atenção psicossocial; reabilitação psicossocial com inclusão social pelo trabalho e cenários de práticas. Considerações finais: Acredita-se que esta produção científica seja uma importante estratégia pedagógica de ensino, podendo tornar-se uma ferramenta na disseminação do conhecimento voltado para fisioterapia na saúde mental, pois com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação, pode-se atingir um número maior de pessoas, tanto do público em geral como dos fisioterapeutas que tenham interesse em atualizar o conhecimento adquirido durante a graduação.
Downloads
Referências
CORADINI, Neirimar Humberto Kochhan; BORGES, Aurélio Ferreira; DUTRA, Charles Emerick Medeiros. Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. Revista eletrônica científica ensino interdisciplinar, v. 6, n. 16, 2020. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72020616216230
CHACÓN, Carmen T.; PÉREZ, Clevia J. El podcast como innovación en la enseñanza del inglés como lengua extranjera. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, n. 39, p. 41-54, 2011.
DUARTE, Sílvia Louzada; GARCIA, Maria Lúcia Teixeira. Reforma psiquiátrica: trajetória de redução dos leitos psiquiátricos no Brasil (Psychiatric Reform: the path of psychiatric beds reduction in Brazil. Emancipação, v. 13, n. 1, p. 39-54, 2013. DOI: https://doi.org/10.5212/Emancipacao.v.13i1.0003
DE CARVALHO, Rozana Neves Guimarães et al. Tecnologias digitais na educação. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 4, n. 1, p. e412564-e412564, 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2564
DE CARVALHO, Rozana Neves Guimarães et al. Metodologias ativas para a aprendizagem na Instituição de Ensino Superior. Research, Society and Development, v. 11, n. 12, p. e293111234614-e293111234614, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34614
DE SOUZA, Dierlen Ferreira et al. Contribuições do Arco de Maguerez na formação em saúde: um relato de experiência/Contributions of Maguerez Arch for health training: an experience report. Journal of Nursing and Health, v. 11, n. 4, 2021.
DE OLIVEIRA, Lucca Correa Viana. O podcast no ensino de ciências da natureza:: uma revisão bibliográfica no Brasil e em Portugal. Recital-Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 4, n. 1, p. 188-200, 2022. DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.193
DE MAGALHÃES, Murillo Nunes; RIBEIRO, Mara Cristina. A formação do fisioterapeuta e sua intersecção com a Saúde Mental: percepções dessa realidade. Debates em Educação, v. 12, n. 27, p. 266-284, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p266-284
FALCÃO, Rosana de Cássia Guedes et al. Cartilha educativa: possibilidades de caminhada no processo da Reforma Psiquiátrica. 2016. TCC (especialização) -Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.
GOMES, Rayana Maria Caminha Mendes et al. Café com Saúde: podcast como ferramenta de ensino nos cursos de saúde. Brazilian Journal of Technology, v. 3, n. 1, p. 48-58, 2020. DOI: https://doi.org/10.38152/bjtv3n1-002
HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause. EDUCAUSE Review, Boulder, 2020.
IFEDAYO, Adu Emmanuel; ZIDEN, Azidah Abu; ISMAIL, Aziah Binti. Podcast acceptance for pedagogy: the levels and significant influences. Heliyon, v. 7, n. 3, p. e06442, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e06442
MACHADO, Lucas Dias Soares et al. Health promotion conceptions and expressions in the training process of the multi-professional residency. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 30, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0129
MILLIGAN, Kevin John et al. Creation of a student-run medical education podcast: Tutorial. JMIR Medical Education, v. 7, n. 3, p. e29157, 2021. DOI: https://doi.org/10.2196/29157
MUSSI, Ricardo Frankllin; FLORES, Fabio Fernandes; DE ALMEIDA, Claudio Bispo. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
MUCIN, Danielle. As TICs no documento BNCC: a química nesse contexto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
PAVAN, Fernanda Vicenzi et al. O cuidado em Saúde Mental: contribuições da fisioterapia. Revista Pesquisa em Fisioterapia, v. 11, n. 2, p. 279-281, 2021. DOI: https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i2.3766
RAMOS, Willamis Tenório et al. Relato de experiência de um fisioterapeuta residente em saúde mental inserido em um hospital psiquiátrico do distrito federal. Journal of Education Science and Health, v. 2, n. 4, p. 01-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v2i4.145
SANTOS, Thaiane Santana et al. Contribuições de um projeto de extensão durante pandemia por COVID-19: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, p. e48711226065-e48711226065, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.26065
SOUZA, Adriana Alves Novais; SCHNEIDER, Henrique Nou. Da educação 1.0 à educação 3.0: desafios para a prática docente no Século XXI. Olhar de Professor, v. 25, p. 1-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17555.014
REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; SILVA, Maurício Severo. Podcast como recurso de aprendizagem: um elo entre as mídias digitais, a aprendizagem significativa e o educar pela pesquisa. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 26, n. Especial, p. 1171–1194, 2019. DOI: 10.14393/ER-v26nEa2019-10. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v26nEa2019-10
VENDRUSCULO, Victor Göttems et al. O Uso de podcast como ferramenta de comunicação: auxiliar na educação permanente em saúde. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 6, n. 1 (supl.), p. 10-10, 2022. DOI: https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.124230
VETROMILLE-CASTRO, Rafael; KIELING, Helena dos Santos. Metodologias ativas e recursos digitais para o ensino de L2: uma revisão sobre caminhos e possibilidades. Ilha do Desterro, v. 74, p. 351-368, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80662
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.