PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM FISIOTERAPEUTA RESIDENTE EM SAÚDE MENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i4.272

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Webcast

Resumo

Objetivo: Apontar as contribuições oriundas do processo de construção de um portfólio acadêmico transformado em episódios de um podcast. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, na modalidade relato de experiência, desenvolvido a partir das vivências e experiências de um residente fisioterapeuta em saúde mental, sendo apontadas possíveis contribuições no processo de construção de um portfólio acadêmico e questionamentos sobre o protagonismo e autonomia no processo de ensino, aprendizagem e participação. Resultados: Foram produzidos 13 episódios descritivos de um podcast, voltados para a execução dos objetivos de aprendizagem consolidados nos eixos teóricos transversais: módulo reforma psiquiátrica e história da loucura; reforma psiquiátrica brasileira e políticas públicas; dispositivos de cuidados com rede de atenção psicossocial; reabilitação psicossocial com inclusão social pelo trabalho e cenários de práticas. Considerações finais: Acredita-se que esta produção científica seja uma importante estratégia pedagógica de ensino, podendo tornar-se uma ferramenta na disseminação do conhecimento voltado para fisioterapia na saúde mental, pois com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação, pode-se atingir um número maior de pessoas, tanto do público em geral como dos fisioterapeutas que tenham interesse em atualizar o conhecimento adquirido durante a graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Willamis Tenório Ramos

Fisioterapeuta residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto (PRMSMA), da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS.

Maria do Socorro Claudino Barreiro

Professora Drª do Departamento de Enfermagem- Universidade Federal do Sergipe - UFS.

Carla Kalline Alves Cartaxo Freitas

Professora Drª do Departamento de Enfermagem - Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Ana Catarina Leite Veras Medeiros

Fisioterapeuta pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/FIOCRUZ). Especialista em Fisioterapia do Trabalho com ênfase em Ergonomia pela Faculdade Redentor/RJ e Especialista em forma de residência em Saúde Coletiva pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/FIOCRUZ). Especialista em processos educacionais em saúde, com ênfase em metodologias ativas do processo ensino-aprendizagem, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio Libanês (IEP/HSL).

Carlos Eduardo da Silva Portela

Universidade de Brasília. Psicólogo preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto (PRMSMA), da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Referências

CORADINI, Neirimar Humberto Kochhan; BORGES, Aurélio Ferreira; DUTRA, Charles Emerick Medeiros. Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. Revista eletrônica científica ensino interdisciplinar, v. 6, n. 16, 2020. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72020616216230

CHACÓN, Carmen T.; PÉREZ, Clevia J. El podcast como innovación en la enseñanza del inglés como lengua extranjera. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, n. 39, p. 41-54, 2011.

DUARTE, Sílvia Louzada; GARCIA, Maria Lúcia Teixeira. Reforma psiquiátrica: trajetória de redução dos leitos psiquiátricos no Brasil (Psychiatric Reform: the path of psychiatric beds reduction in Brazil. Emancipação, v. 13, n. 1, p. 39-54, 2013. DOI: https://doi.org/10.5212/Emancipacao.v.13i1.0003

DE CARVALHO, Rozana Neves Guimarães et al. Tecnologias digitais na educação. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 4, n. 1, p. e412564-e412564, 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2564

DE CARVALHO, Rozana Neves Guimarães et al. Metodologias ativas para a aprendizagem na Instituição de Ensino Superior. Research, Society and Development, v. 11, n. 12, p. e293111234614-e293111234614, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34614

DE SOUZA, Dierlen Ferreira et al. Contribuições do Arco de Maguerez na formação em saúde: um relato de experiência/Contributions of Maguerez Arch for health training: an experience report. Journal of Nursing and Health, v. 11, n. 4, 2021.

DE OLIVEIRA, Lucca Correa Viana. O podcast no ensino de ciências da natureza:: uma revisão bibliográfica no Brasil e em Portugal. Recital-Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 4, n. 1, p. 188-200, 2022. DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.193

DE MAGALHÃES, Murillo Nunes; RIBEIRO, Mara Cristina. A formação do fisioterapeuta e sua intersecção com a Saúde Mental: percepções dessa realidade. Debates em Educação, v. 12, n. 27, p. 266-284, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p266-284

FALCÃO, Rosana de Cássia Guedes et al. Cartilha educativa: possibilidades de caminhada no processo da Reforma Psiquiátrica. 2016. TCC (especialização) -Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

GOMES, Rayana Maria Caminha Mendes et al. Café com Saúde: podcast como ferramenta de ensino nos cursos de saúde. Brazilian Journal of Technology, v. 3, n. 1, p. 48-58, 2020. DOI: https://doi.org/10.38152/bjtv3n1-002

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause. EDUCAUSE Review, Boulder, 2020.

IFEDAYO, Adu Emmanuel; ZIDEN, Azidah Abu; ISMAIL, Aziah Binti. Podcast acceptance for pedagogy: the levels and significant influences. Heliyon, v. 7, n. 3, p. e06442, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e06442

MACHADO, Lucas Dias Soares et al. Health promotion conceptions and expressions in the training process of the multi-professional residency. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 30, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0129

MILLIGAN, Kevin John et al. Creation of a student-run medical education podcast: Tutorial. JMIR Medical Education, v. 7, n. 3, p. e29157, 2021. DOI: https://doi.org/10.2196/29157

MUSSI, Ricardo Frankllin; FLORES, Fabio Fernandes; DE ALMEIDA, Claudio Bispo. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

MUCIN, Danielle. As TICs no documento BNCC: a química nesse contexto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

PAVAN, Fernanda Vicenzi et al. O cuidado em Saúde Mental: contribuições da fisioterapia. Revista Pesquisa em Fisioterapia, v. 11, n. 2, p. 279-281, 2021. DOI: https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i2.3766

RAMOS, Willamis Tenório et al. Relato de experiência de um fisioterapeuta residente em saúde mental inserido em um hospital psiquiátrico do distrito federal. Journal of Education Science and Health, v. 2, n. 4, p. 01-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v2i4.145

SANTOS, Thaiane Santana et al. Contribuições de um projeto de extensão durante pandemia por COVID-19: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, p. e48711226065-e48711226065, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.26065

SOUZA, Adriana Alves Novais; SCHNEIDER, Henrique Nou. Da educação 1.0 à educação 3.0: desafios para a prática docente no Século XXI. Olhar de Professor, v. 25, p. 1-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17555.014

REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; SILVA, Maurício Severo. Podcast como recurso de aprendizagem: um elo entre as mídias digitais, a aprendizagem significativa e o educar pela pesquisa. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 26, n. Especial, p. 1171–1194, 2019. DOI: 10.14393/ER-v26nEa2019-10. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v26nEa2019-10

VENDRUSCULO, Victor Göttems et al. O Uso de podcast como ferramenta de comunicação: auxiliar na educação permanente em saúde. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 6, n. 1 (supl.), p. 10-10, 2022. DOI: https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.124230

VETROMILLE-CASTRO, Rafael; KIELING, Helena dos Santos. Metodologias ativas e recursos digitais para o ensino de L2: uma revisão sobre caminhos e possibilidades. Ilha do Desterro, v. 74, p. 351-368, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80662

Publicado

2023-04-08

Como Citar

Tenório Ramos, W., do Socorro Claudino Barreiro, M., Kalline Alves Cartaxo Freitas, C., Catarina Leite Veras Medeiros, A., & Eduardo da Silva Portela, C. (2023). PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM FISIOTERAPEUTA RESIDENTE EM SAÚDE MENTAL. REVISTA CIENTÍFICA RECISATEC - ISSN 2763-8405, 3(4), e34272. https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i4.272

Artigos Similares

<< < 14 15 16 17 18 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.