ANSIEDADE E ISOLAMENTO SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA: COMO MANEJAR?

Autores

  • Andréa Maria da Silveira Goldani Pinheiro
  • Patrícia Maria de Azevedo Pacheco Unilasalle
  • Luís Antônio Monteiro Campos
  • Claudia Brandão Behar Unilasalle
  • Thelma Mary Araujo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i2.76

Palavras-chave:

Ansiedade, Adolescência, Isolamento social, TCC

Resumo

A ansiedade é um tema muito estudado e discutido na contemporaneidade. Em alguns casos a exacerbação dos sintomas associados à ansiedade leva ao surgimento dos transtornos ansiosos. Os adolescentes pela própria fase de desenvolvimento  vivem muitas incertezas e inquietações, sendo sujeitos aos referidos transtornos. Em tempos de isolamento social a probabilidade parece aumentar. A Terapia cognitivo-comportamental (TCC) oferece ferramentas ricas e úteis para que os adolescentes aprendam a manejar a ansiedade e assim se protegerem dos prejuízos advindos dos transtornos. Nesse artigo, a partir de pesquisa bibliográfica, teremos como objetivo discutir sobre ansiedade, adolescência, isolamento social e apresentar a TCC como ferramenta para manejo da ansiedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Maria da Silveira Goldani Pinheiro

Professora na Unilasalle

Patrícia Maria de Azevedo Pacheco, Unilasalle

Psicóloga, Professora na Unilasalle

Luís Antônio Monteiro Campos

Universidade Católica de Petrópolis e PUC-Rio

Claudia Brandão Behar, Unilasalle

Professora na Unilasalle

Thelma Mary Araujo de Oliveira

Professora na Universidade Estácio de Sá

Referências

ALMEIDA, Isabelle Lina; REGO, Jaqueline Ferraz; TEIXEIRA, Amanda Carvalho Girardi; MOREIRA, Marília Rodrigues. Isolamento social e seu impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020385 acesso em 20/01/2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020385

ASBHAR, F. Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos. Jornal de Pediatria. Vol. 80. Nº 2. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0021-75572004000300005

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. DSM-5. Estados Unidos. 2013.

BECK, Judith S. Terapia Cognitiva - Teoria e Prática. São Paulo: Artmed, 1997.

BECK, Aaron T.; CLARK, David A. Vencendo a preocupação com terapia cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2012.

CARTER, B.; MCGOLDRICK, M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artmed. 1995.

COPLAN Robert J., RUBIN, Kenneth H., In A. Lococo, KH Rubin , L'isolamento Sociale Durante L'infanzia Retraimento social na infância: abordagens conceituais, definições e questões metodológicas. Milan, Italy: Unicopli.2007

FREIRE, Teresa; TAVARES, Dionísia. Influência da autoestima, da regulação emocional e do gênero no bem-estar subjetivo e psicológico de adolescentes. Portugal. Escola de Psicologia da Universidade do Minho, 2011. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rpc/v38n5/a03v38n5.pdf>. Acesso: 06 jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-60832011000500003

HABIGZANG, Luísa F.; LAWRENZ, Priscila. Relacionamentos, sexualidade e autoestima. In: NEUFELD, Carmem Beatriz. (Org.). Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental. Porto Alegre: Artmed, 2017. p.324 – 338.

LEAHY, Robert L. Livre de ansiedade. Porto Alegre: Artmed, 2011.

LEAHY, Robert L. Terapia do Esquema Emocional. Porto Alegre: Artmed, 2016.

PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

RANGÉ, Bernard P.; PALMA, Priscila de C.; CARVALHO, Marcele R.; PENIDO, Maria Amélia; COUTINHO, Fernanda C.; BORBA, Angélica G. Terapia cognitivo-comportamental em grupo para transtornos de ansiedade. In: NEUFELD, Carmem Beatriz.; RANGÉ, Bernard P. (Org.). Terapia Cognitivo-Comportamental em grupos: das evidências a prática. Porto Alegre: Artmed, 2017. p.57 – 77.

RUBIN, K., & Mills, R. (1988). The many faces of social isolation in children. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 56, 916-924. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-006X.56.6.916

RUBIN, K., Bukowski W. M., & Parker, J. G. (2006). Peer interactions, relationships ad groups. In N. Eisenberg (Ed.), Handbook of child psychology (vol. 3, chap. 10, 6th ed., pp. 571-645). Hoboken: John Wiley & Sons.

RUBIN, K. H., Wojslawowicz, J. C., Burgess, K. B., Rose-Krasnor, L., & Booth-LaForce, C. L. (2008). The best friendships of shy/withdrawn children: Prevalence, stability, and relationship quality. Journal of Abnormal Child Psychology, 34, 139-153. DOI: https://doi.org/10.1007/s10802-005-9017-4

SOUZA, João Paulo M.; OSÓRIO, Flávia de L.; SCHNEIDER, Bruno Z.; CRIPPA, José Alexandre de S.; Transtornos de ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade de separação e fobia social). In: ESTANISLAU, Gustavo M.; BRESSAN, Rodrigo A.; (Org). Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. p.101 – 117.

MACEDO, Lídia Suzana Rocha; SPERB,Tania Mara. Regulação de emoções na pré-adolescência e influência da conversação familiar. Psic.: Teor. e Pesq. 29 (2) • Jun 2013 • https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000200002. Acesso 12 de agosto 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000200002

STALLARD, Paul. Ansiedade: Terapia cognitiva-comportamental para crianças e jovens. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

20/02/2022

Como Citar

Silveira Goldani Pinheiro, A. M. da ., Pacheco, P. M. de A., Campos, L. A. M., Behar, C. B. ., & Oliveira, T. M. A. de . (2022). ANSIEDADE E ISOLAMENTO SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA: COMO MANEJAR?. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 2(2), e2276. https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i2.76

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)