O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA REDE DE SAÚDE MENTAL: UM OLHAR VOLTADO PARA CAPS
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i8.308Palavras-chave:
Assistente Social. Saúde Mental. CAPS.Resumo
O presente artigo tem por objetivo identificar a relevância do trabalho do Assistente Social na rede de Saúde Mental realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Para a consecução do objetivo proposto, a metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, fundamentada em livros, na legislação, através de resoluções e normas do Ministério da Saúde e artigos científicos já publicados, bem como as teorias mais conhecidas sobre a temática em questão. Foram abordados os desafios da atuação do assistente social na saúde mental e evidenciado que estes estão diretamente ligados a exclusão social vivenciada pelos usuários, a privação do seu convívio social, resultando na impossibilidade de exercer seus direitos. Do exposto, concluiu-se que o trabalho do assistente social no CAPS III do Brasil, como profissional integrante de uma equipe multiprofissional responsável atuando com um objetivo comum de proporcionar o bem-estar dos indivíduos/pacientes atendidos, é de extrema relevância. Conclui-se ainda que a atuação do assistente social deve contemplar tanto a área da psiquiatria quanto do Serviço Social, realizando acolhimento, oficinas, redes de atenção, sempre visando a cidadania, a autonomia do sujeito e inserção na família, considerando sua totalidade social.
Downloads
Referências
BISNETO, José Augusto. Serviço Social e Saúde Mental: uma análise institucional
da prática. São Paulo: Cortez, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia prático de matriciamento em saúde mental. Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva, Brasília – DF, 2011.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde (CNS). Resolução nº 218/1997.
BRASIL. Conselho Federal de Serviço Social. Resolução nº 338/99.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de Estrutura Física dos Centros de Atenção Psicossocial e Unidades de Acolhimento: Orientações para Elaboração de Projetos de Construção de CAPS e de UA como lugares da Atenção Psicossocial nos territórios. - Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde Mental Esplanada dos Ministérios. Editora do Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2005.
BUSSULA, Danila Aparecida; OLIVEIRA, Dayane Aparecida Lacerda, VOLPATO; Luci Martins Barbatto. O trabalho do assistente social junto aos portadores de transtorno mental e sua respectiva família. São Paulo: Atlas, 2014.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 39ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LACERDA, Lélica Elis P. de. Exercício profissional do assistente social: da imediaticidade às possibilidades históricas. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 117, p. 22-44, jan./mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-66282014000100003
MIOTO, Regina Celia Tamaso; NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro. Política Social e Serviço Social: os desafios da intervenção profissional. Rev. katálysis vol.16 no. spe Florianópolis, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802013000300005
MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: identidade e alienação. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
PACHECO, Valdirene. O assistente social como profissional de saúde. Site Portal Saúde, 2011. Disponível em: <http://www.portalsaudeevida.com.br/site/Secao
Artigos/materia.php?id=7> Acesso em: 23 de março de 2023
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia Do Trabalho Cientifico.23˚.ed.at. São Paulo:Cortez,2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.