IDENTIFICAÇÃO DE SINTOMAS DO TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE EM ADOLESCENTES: UMA REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i2.88Palavras-chave:
Palavras-Chave: Terapia Comportamental Dialética. Adaptação. Transtorno de Personalidade Borderline. Adolescência.Resumo
Conforme descrito na literatura, o comportamento de automutilação, tentativa de suicídio ou ideação suicida, desregulação emocional, problemas no self, relações caóticas e impulsividade em adolescentes, podem ser as premissas do diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Nesta direção, o modelo de tratamento da Terapia Comportamental Dialética adaptado para adolescentes (DBT-A), tem mostrado resultados promissores e suas aplicações expandidas para outros contextos como unidades de internação e escolas. Este artigo tem como questão norteadora: Qual a influência da desregulação emocional e do autoconceito nos comportamentos de risco em adolescentes entre 12 e 18 anos? Como objetivos específicos, o artigo pretende caracterizar os sintomas de TPB em adolescentes, mapeando áreas como confusão sobre identidade, impulsividade, desregulação emocional e relações interpessoais caóticas e, em por fim, indicar medidas de intervenção psiquiátrica ou psicoterápica. Por meio de um estudo qualitativo, de revisão bibliográfica, constatou-se que o tratamento da DBT oferece o ferramental necessário não somente para saber lidar com as crises, mas também em formas de evitar que elas ocorram.
Downloads
Referências
Baggio, L. Palazzo, L. S. & Aerts, D. R. G. C. (2009). Planejamento suicida entre adolescentes escolares: prevalência e fatores associados. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 25(1):142-150. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009000100015
Beck, J. S. (2007). Terapia Cognitivo Comportamental – Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed.
Courtney, D. B., & Flament, M. F.. (2015). Adapted Dialectical Behavior Therapy for Adolescents with Self-injurious Thoughts and Behaviors. The Journal of Nervous and Mental Disease, 203(7), 537–544. DOI: https://doi.org/10.1097/NMD.0000000000000324
Fleischhaker, C., Böhme, R., Sixt, B., Brück, C., Schneider, C., & Schulz, E.. (2011). Dialectical Behavioral Therapy for Adolescents (DBT-A): a clinical Trial for Patients with suicidal and self-injurious Behavior and Borderline Symptoms with a one-year Follow-up. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, 5(1), 3. DOI: https://doi.org/10.1186/1753-2000-5-3
Flynn, D., Joyce, M., Weihrauch, M., & Corcoran, P.. (2018). Innovations in Practice: Dialectical behaviour therapy - skills training for emotional problem solving for adolescents (DBT STEPS-A): evaluation of a pilot implementation in Irish post-primary schools. Child and Adolescent Mental Health. DOI: https://doi.org/10.1111/camh.12284
Gill, D., Warburton, W., Simes, D., Sweller, N.. (2017). Group Therapy for Emotional Dysregulation: Treatment for Adolescents and Their Parents. Child and Adolescent Social Work Journal, 35(2), 169–180. DOI: https://doi.org/10.1007/s10560-017-0510-8
Katz, L. Y., Cox, B. J., Gunasekara, S., & Miller, A. L.. (2004). Feasibility of Dialectical Behavior Therapy for Suicidal Adolescent Inpatients. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 43(3), 276-282. DOI: https://doi.org/10.1097/00004583-200403000-00008
Kreisman, J.J.. (2010). I Hate You, Don't Leave Me: understanding the borderline personality. New York: Perigee Book.
Linehan, M. (2010). Terapia Cognitivo-Comportamental para Transtorno da Personalidade Borderline. Porto Alegre: Artmed.
Mazza, J., Dexter-Mazza., Miller, A., Rathus, J., Murphy, H. (2016). DBT Skills in schools: Skills Training for Emotional Problem Solving for Adolescents. Guilford. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780198758723.013.21
McDonell M. G., Tarantino, J., Dubose, A. P., Matestic, P., Steinmetz, K., Galbreath, H. Mcclellan, J. M.. (2010). A Pilot Evaluation of Dialectical Behavioural Therapy in Adolescent: Long-Term Inpatient Care, Child and Adolescent Mental Health , 15(4), 193-196. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-3588.2010.00569.x
Mehlum, L., Tørmoen, A. J., Ramberg, M., Haga, E., Diep, L. M., Laberg, S., Larsson, B. S., Stanley, B. H., Miller, A. L., Sund, A. M. & Grøholt, B.. (2014). Dialectical Behavior Therapy for Adolescents with Repeated Suicidal and Self-harming Behavior: A Randomized Trial. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 53(10), 1082–1091. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaac.2014.07.003
Miller, A., Rathus, J. H., Linehan, M. M.. (2007). Dialectical Behaviour Therapy with Suicidal Adolescents. Guilford Press: New York.
Nelson-Gray, R. O., Keane, S. P., Hurst, R. M., Mitchell, J. T., Warburton, J. B., Chok, J. T., Cobb, A. R.. (2006). A modified DBT skills training program for oppositional defiant adolescents: promising preliminary findings. Behaviour Research and Therapy, 44(12), 1811–1820. DOI: https://doi.org/10.1016/j.brat.2006.01.004
Perepletchikova F., Axelrod S.R., Kaufman J., Rounsaville B.J., Douglas-Palumberi H., Miller A.L. (2011). Adapting Dialectical Behaviour Therapy for Children: Towards a new research agenda for paediatric suicidal and non-suicidal self-injurious behaviours. Child Adolesc Ment Health, 16(2), 116-121. doi:10.1111/j.1475-3588.2010.00583.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-3588.2010.00583.x
Porr, V. (2010). Overcoming Personality Disorder. New York: Oxford University Press.
Quinn, M., Hymas, R.. (2017). Evaluation of a pilot dialectical behaviour therapy skills training group, in a child and adolescent mental health service team. Mental Health Practice, 21(4), 24–28. DOI: https://doi.org/10.7748/mhp.2017.e1247
Rathus J. H., Miller A. L.. (2015). DBT Skills Manual for Adolescents. New York: The Guilford Press.
Rathus J. H., Wagner D. & Miller A. L. (2015). Psychometric Evaluation of the Life Problems Inventory, a Measure of Borderline Personality Features in Adolescents. Journal Psychology and Psychotherapy, 5(4). doi 10.4172/2161-0487.1000198.
Santana, C. M. L.; Domingos, L. F. & Zanatta, C. (2021a). Spirituality beliefs and sense of life realization: A social cognition research. International Journal of Development Research. Volume: 11. DOI: https://doi.org/10.37118/ijdr.22379.07.2021
Santana, C. M. L. & Zanatta, C. (2021). Espiritualidade e Sentido de vida. Curitiba, PR: CRV. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510919.0 DOI: https://doi.org/10.24824/978652510919.0
Santana, C., M., L.; Domingos, L., F.; Zanatta, C.; Telles, L., C. (2021b). O Homem em busca de sentido, frente a diversidade cultural. In: Zanatta, C., Santana, C. M. L. & Campos, L., A. M. (Org). Cognição social e Logoterapia. Curitiba, SC: Editora CRV. https://doi.org/10.24824/978652510961.9 DOI: https://doi.org/10.24824/978652510961.9.49-64
Santana, C. M. L. de, Domingos, L. F., Monteiro Campos, L. A., Zanatta, C., & Cordeiro Telles, L.. (2021c). A contribuição da teoria de Schutz para a terapia familiar. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24274. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.274 DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.274
Swenson, C. R. (2016). DBT Principles in Action – Acceptance, Change and Dialectics. New York: The Guilford Press.
Wright, J. H., Basco, M. R. & Thase, M. E. (2008). Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.