ARCO DE MAGUEREZ E EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DEPRESSÃO EM ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i2.10

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Depressão; Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Introdução: A depressão, estimada em cerca de 30 milhões de casos no mundo, pode estar atrelada a problemas familiares, a baixos níveis escolar e socioeconômico e está associada ao aumento do risco de mortalidade precoce por suicídio. A educação em saúde é uma importante ferramenta de promoção de saúde, definida como um conjunto de práticas que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos sobre implementação de práticas de educação em saúde sobre depressão em estudantes de uma escola pública do interior de Sergipe. Métodos: Trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto, onde foi realizada uma intervenção em uma escola de ensino fundamental público. O Arco é dividido em cinco fases, sendo a observação da realidade, discussão dos pontos chave, teorização, elaboração das hipóteses de solução e aplicação à realidade. Resultados e Impactos: As dinâmicas de apresentação, do papel amassado, da angústia e conforto e roda de conversa foram bem aceitas pelos escolares, visto que todos participaram efetivamente de todo o processo de ensino aprendizagem.   O professor foi peça fundamental para realização das intervenções, visto que a faixa etária dos estudantes foi de 11 a 13 anos, os quais eram bastante inquietos.  Conclusão:  Pode-se concluir que atividades de educação em saúde relacionadas à saúde mental elaboradas pelo Arco de Maguerez, são ferramentas de baixo custo, dão resultados satisfatórios e podem ser implementadas por qualquer profissional de saúde em intervenções  de promoção de saúde.

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Biografia do Autor

Johnatan Weslley Araujo Cruz, Federal University of Sergipe

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - Departamento de Fisioterapia Lagarto - DFTL

 

Franciely Oliveira de Andrade Santos, Federal University of Sergipe

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - Departamento de Fisioterapia Lagarto - DFTL

 

Vinícius Barbosa dos Santos Sales, Federal University of Sergipe

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - Departamento de Medicina de Lagarto - DFTL

 

Luanna Nascimento Santana, Federal University of Sergipe

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - Departamento de Fisioterapia Lagarto - DFTL

 

Sthefany Santos Martins, Federal University of Sergipe

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - Departamento de Fisioterapia Lagarto - DFTL

 

Heloísa Suzane de Sá Matos

Fisioterapeuta pela Universidade Tiradentes e Mestra em Saúde da Família pela UNESA.

Marcela Ralin de Carvalho Déda Costa, Federal University of Sergipe

Fisioterapeuta e Doutora, Universidade Federal de Sergipe - UFS, Departamento de Fisioterapia Lagarto - DFTL

 

Referências

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Publicado

17/09/2021

Como Citar

Cruz, J. W. A., Santos, F. O. de A., Sales, V. B. dos S., Santana, L. N., Martins, S. S., Matos, H. S. de S. ., & Costa, M. R. de C. D. (2021). ARCO DE MAGUEREZ E EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DEPRESSÃO EM ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 1(2), e1210. https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i2.10

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