O USO DO RÁDIO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL: UMA RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i1.81Palavras-chave:
Educação em saúde, Isolamento social, Rádio, AmazôniaResumo
A prática da promoção da saúde visa a autonomia dos indivíduos como fator importante para o processo saúde e doença, baseado em construções sociais e de valores expressas de acordo com cada cultura, dessa forma, há necessidade na elaboração de mecanismos educativos para a aplicação de educação em saúde e garantir o gerenciamento do cuidado com o meio a partir dos cidadãos, bem como o seu autocuidado. Logo, o objetivo deste estudo é apresentar a utilização da rádio enquanto veículo de comunicação para a prática de educação em saúde durante o período de isolamento social vivenciado no contexto da pandemia de Covid-19 na amazônia. Trata-se de um relato de experiência do processo de elaboração e desenvolvimento de um quadro sobre saúde em um programa de rádio transmitido na cidade de Breves, município brasileiro do estado do Pará, localizado na ilha do Marajó. Este trabalho evidenciou que a rádio é uma estratégia acessível, viável e de amplo alcance para a disseminação de informações acerca de cuidados com a saúde e bem-estar, sobretudo durante o período de isolamento social vivido no contexto amazônico.
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