ALTERAÇÕES NO RITMO CIRCADIANO E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM ESTUDANTES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i5.134Palavras-chave:
Ritmo Circadiano; Covid-19; Estudantes; Hábitos de Sono; Cronotipo.Resumo
Introdução: Devido ao momento atípico vivenciado desde 2020, com o isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19, é importante a compreensão de seus impactos sobre os hábitos de vida da população. Estas mudanças impostas pela pandemia, também resultaram em desafios para os estudantes, com
o estilo de vida modificado e o sedentarismo, repercutindo nos ritmos biológicos. Objetivo: Nesta perspectiva, este trabalho visa realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a influência da
pandemia de COVID-19 no ritmo circadiano dos estudantes. Metodologia: Para construção desta revisão, foi feita uma busca nas bases de dados Pubmed e Scielo utilizando os descritores: Cronotipo
AND Covid-19 AND Estudantes; Cronotipo AND Pandemia AND Estudantes; Ritmo Circadiano AND COVID-19 AND Estudantes; Ritmo Circadiano AND Pandemia AND Estudantes; Chronotype AND Covid-19 AND Students; Chronotype AND Pandemic AND Students; Circadian Rhythm AND COVID-
19 AND Students; Circadian Rhythm AND Pandemic AND Students. Resultados: Foram encontrados 36 artigos apenas na base de dados Pubmed e nenhum na base de dados Scielo, a partir do critério de categorização, análise dos títulos e resumos, foram incluídos 7 artigos da base de dados Pubmed. Os artigos abordavam as alterações no padrão de sono, jet lag social, cronotipo e mudanças na qualidade de vida dos estudantes na pandemia de Covid-19, indicando a influência desses fatores no ritmo circadiano. Conclusão: Sendo assim, concluímos que o isolamento social gerou nos estudantes uma mudança nos hábitos de vida causando impactos negativos na ritmicidade circadiana decorrente das alterações do padrão de sono, cronotipo e qualidade de vida.
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