CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Jaime Bezerra do Monte

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i10.205

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, Formação, Professor

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo apresentar as teorias psicológicas acerca da aprendizagem e do desenvolvimento relacionadas à educação e ao processo de formação do professor em nível superior. A pesquisa procurou evidenciar os elementos de formação educacional que contribuem para a dificuldade de apropriação do conhecimento da psicologia científica durante o processo de formação do professor. No cotidiano da docência, nas licenciaturas, é possível observar a crescente desvalorização da psicologia científica como elemento formador do profissional da educação, dessa forma, o ensino de psicologia e a indiligência com o conteúdo ensinado nos cursos de licenciatura levou à seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições da psicologia científica para a formação do professor nas licenciaturas?  Para responder à questão de pesquisa, o presente artigo contou com uma pesquisa bibliográfica, utilizando teorias clássicas da psicologia de Jean Piaget, Lev Vygotsky e Burros Fridrich Skinner relacionadas ao processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Jaime Bezerra do Monte

Faculdade Municipal de Palhoça - FMP

Referências

BECKER, Fernando. O que é o Construtivismo. In: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II. Porto Alegre. UFRGS – PEAD, 2011.

DAVIDOFF, Linda. Introdução à Psicologia. São Paulo. ABDR: 2000

DOLLE, Jean Marie. Para compreender Piaget. Rio de Janeiro. Zahar Editores, 1985.

FOSNOT, Catherine Twomey. Construtivismo e Educação. Lisboa. Instituto Piaget, 1999

GOMES, Luiz Roberto. TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: experiências atuais de pesquisa no Brasil e na Alemanha. Comunicações. Piracicaba, 2015. Ano 22 n. 3.p. 145-154. ISSN. Impresso 0104-8481. ISSN Eletrônico 2238-121X 153 DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p145-15. Consultado em 08 de agosto de 2022. DOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p145-154

LUSTOSA JUNIOR, José Voste. AO POVO E AO GOVERNO: o ideário educacional do manifesto dos pioneiros da escola nova no Brasil. Campina Grande. Realize, 2013.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MONTE, Jaime Bezerra Do. Psicologia e dialética: um estudo sobre a aplicação do método dialético à pesquisa em psicologia. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

________. Psicologia da Educação. Florianópolis. IOESC, 2013.

MONTE, Jaime Bezerra; BÚRIGO, Sandra Adriana Neves. Desenvolvimento Infantil. Florianópolis. IOESC, 2004.

MORO, Maria Lucia Faria. Implicações de Epistemologia Genética de Piaget para a Educação. Curitiba. Ed. UFPR, 2003.

NOGUEIRA, Clélia. M. I. As teorias da aprendizagem e suas implicações no ensino de matemática. Maringá, 2007. Filosofia e Educação n.29. DOI: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v29i1.141

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro. Forense Editora Universitária, 25ª edição, 2011.

PINO, Angel. A psicologia concreta de Vigotski: suas implicações para educação. Psicologia da Educação. São Paulo, v.7/8, 1999.

SKINNER, B.F. Sobre o Behaviorismo. São Paulo. Cultrix, 1990.

VIGOTSKY, Lev Semionovitch. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo. Martins Fontes, 2007

ZANOTO, Maria de L. B. Formação de professores: a contribuição da análise do comportamento. São Paulo: Educ, 2000.

Publicado

2022-10-25

Como Citar

Bezerra do Monte, J. (2022). CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. REVISTA CIENTÍFICA RECISATEC - ISSN 2763-8405, 2(10), e210205. https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i10.205

Artigos Similares

<< < 6 7 8 9 10 11 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.