O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • André Pessoa Silva de Bastos https://orcid.org/0000-0002-1188-0766
  • Francisco Lucas Lima da Paz
  • Rebeca Meireles Melo Fagundes
  • Humberto Gabriel de Albuquerque Magalhães
  • Francisca Gabrielly Area Gonçalves
  • Maria Fernanda Araujo de Miranda
  • Benedito Aguiar Silva Junior
  • Luan Kelves Miranda de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i9.314

Palavras-chave:

Ensino, Educação

Resumo

Introdução: As Ligas Acadêmicas de Medicina possuem o objetivo de facilitar e promover atividades extracurriculares pautadas no tripé da graduação: pesquisa, extensão e ensino, cuja importância na graduação pauta-se na suplementação deste último, de forma a atenuar deficiências de aprendizagem pessoais e promover revisões objetivas do conteúdo estudado mediante metodologia ativa de aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Relato de Experiência: Nesse contexto, este trabalho vem relatar a execução do 1º curso Intensivo em Semiologia Neurológica realizado pela Liga Acadêmica de Neurociências do Piauí, sediada na faculdade FAHESP/IESVAP, o qual objetivou o preparo dos acadêmicos de medicina da referida instituição para a execução da avaliação prática curricular ao estilo Exame Clínico Objetivo estruturado (OSCE), e ainda revisar os conteúdos mais prevalentes da semiologia neurológica no contexto médico, através de revisão objetiva e realização de casos clínicos simulados. Discussão: Os inscritos do curso relataram a importância de reforçarem determinadas habilidades médicas que são cobradas em provas práticas ao estio OSCE, bem como foram capazes de simular de forma realística a postura dinâmica do médico na semiologia neurológica, ademais, manifestaram-se de forma receptiva a esse método de avaliar e aprender antes da prova prática realizada pela IES. Conclusão: Nesse contexto, destaca-se o sucesso da metodologia ativa no ensino da semiologia neurológica e o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos ligantes na organização do evento.

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Biografias Autor

André Pessoa Silva de Bastos

Membro da Liga Acadêmica de Neurociências do Piauí - LANEC - Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar.

Francisco Lucas Lima da Paz

Membro da Liga Acadêmica de Neurociências do Piauí - LANEC - FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí - IESVAP – Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba SA, Brasil.

Rebeca Meireles Melo Fagundes

Membro da Liga Acadêmica de Neurociências do Piauí - LANEC - FAHESP – Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. / IESVAP – Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba SA, Brasil.

Humberto Gabriel de Albuquerque Magalhães

Membro da Liga Acadêmica de Neurociências do Piauí - LANEC - FAHESP – Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. / IESVAP – Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba SA, Brasil.

Francisca Gabrielly Area Gonçalves

Membro da Liga Acadêmica de Neurociências do Piauí - LANEC - FAHESP – Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. / IESVAP – Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba SA, Brasil.

Maria Fernanda Araujo de Miranda

FAHESP – Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. / IESVAP – Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba SA, Brasil.

Benedito Aguiar Silva Junior

Membro da Liga Acadêmica de Neurociências do Piauí - LANEC - FAHESP – Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. / IESVAP – Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba SA, Brasil.

Luan Kelves Miranda de Sousa

Professor do curso de medicina da FAHESP/IESVAP - Coordenador da Liga acadêmica de Neurociências do Piauí - LANEC - FAHESP – Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. / IESVAP – Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba SA, Brasil.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Pessoa Silva de Bastos, A., Lucas Lima da Paz , F., Meireles Melo Fagundes, R., Gabriel de Albuquerque Magalhães, H., Area Gonçalves , F. G., Araujo de Miranda, M. F., … Miranda de Sousa, L. K. (2023). O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA CIENTÍFICA RECISATEC - ISSN 2763-8405, 3(9), e39314. https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i9.314

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