ANALISANDO OS DISTURBIOS FUNCIONAIS DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE EM ADOLESCENTES DE 14 A 19 ANOS PELA TERAPIA OCUPACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i2.18

Palavras-chave:

Adolescente: Terapia Ocupacional; Saúde Mental; Transtorno de Ansiedade Geral

Resumo

A adolescência se caracteriza pela etapa cheia de desafios, permeada por sentimentos ambivalentes, que se mal elaborados podem acarretar adoecimento físico e/ou mental e funcional. Objetivo: Investigar o nível de perdas funcionais e sintomatologia de ansiedade, depressão e estresse em alunos do ensino fundamental e médio que alterassem a realização de atividades diárias e sias implicações na saúde dos adolescentes. Metodologia: pesquisa de intervenção com enfoque quanti-qualitativo, onde o aluno teve voz para analisar sua própria realidade. A coleta de dados se fez no decorrer dos espaços vagos das aulas, com a aplicação do DASS-21 e das oficinas. A análise se baseou nos escores dos testes e na mudança de comportamento dos adolescentes durante o percurso da pesquisa. Resultados: Participaram 113 adolescentes, sendo 71% meninas, dos quais, 77% apresentaram sintomatologia de depressão, 82% ansiedade e 90% estresse, com níveis moderado e severo. Na área funcional as maiores perdas foram relativas a área de atividade e participação e fatores ambientais, com 93% referentes a relações interpessoais e apoios. Conclusão: As oficinas representaram ferramenta eficaz para que o adolescente conseguisse externar seus conflitos internos e se constituiu em instrumentos da terapia ocupacional para cuidar da população jovem do município favorecendo o desenvolvimento de novas estratégias para lidar com esta enfermidade que afeta número considerável de jovens e produz grandes prejuízos em sua qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Thaynan Silva Santos, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui ensino médio pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro(2014). Graduando de Terapia Ocupacional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) bolsista de Iniciação Científica do CNPq pelo projeto em andamento com ênfase em Educação, Violência escolar

Julia Silva Leal Tavares

Graduada em Terapia Ocupacional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(IFRJ) cursando o oitavo período, com projetos em andamento com ênfase em Educação, Violência escolar, Sexualidade e Educação Sexual.

Claudia Donelate, Unirio

Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (2004). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Tecnologias Sociais do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica, Pesquisa e Desenvolvimento, com ênfase em gerenciamento de projetos.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Angela Maria Bittencourt Fernandes da Silva, IFRJ

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). 

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Publicado

14/09/2021

Como Citar

Silva Santos, T. ., Silva Leal Tavares, J., Donelate, C. ., & Bittencourt Fernandes da Silva, A. M. (2021). ANALISANDO OS DISTURBIOS FUNCIONAIS DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE EM ADOLESCENTES DE 14 A 19 ANOS PELA TERAPIA OCUPACIONAL. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 1(2), e1218. https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i2.18

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