ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO ODONTOLÓGICA: A PERCEPÇÃO DISCENTE
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i5.279Palavras-chave:
Estágio clínico; Estágio; Educação em odontologia.Resumo
Avaliar a percepção dos discentes sobre o estágio curricular obrigatório na sua formação acadêmica. Materiais e Métodos: Um estudo descritivo qualitativo foi conduzido. Ele utilizou como instrumento um questionário estruturado para 145 discentes do 5º e 10º períodos em estágio supervisionado da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE). Os dados foram analisados pelo IBM SPSS 23.0 de forma descritiva e análise inferencial através do teste Qui-quadrado de Pearson e do teste Exato de Fisher (95%). Resultados: 97,7% consideraram que estagiar no SUS é importante. 72,6% dos alunos do 5º período consideraram a avaliação insatisfatória, enquanto essa parcela foi de 27,4% nos alunos do 10º período. 56,5% dos pesquisados não se sentiram estimulados no estágio, e este percentual foi ainda maior nos alunos do 5º período (84,9%). 79,4% tinham permissão do preceptor para desempenhar atividades, entretanto este percentual foi maior no 10º período (94,8%) quando comparado ao 5º (67,1%). 94,8% dos alunos consideraram que o preceptor teve um papel importante no estágio, enquanto nos alunos do 5º período apenas 67,1% o consideraram importante. Conclusão: O estágio no SUS tem papel relevante na formação, tornando-se a relevância ainda maior em períodos mais avançados; o preceptor tem papel fundamental na viabilidade do estágio curricular, sendo a ponte do serviço com a instituição de ensino e sedimentando o conhecimento adquirido dentro da faculdade.
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