IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i5.50Palavras-chave:
Enfermagem; Pandemia; Coronavírus.Resumo
Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem mista (QUAN + QUAL) tendo como fonte de informação a pesquisa de campo, como objetivo geral: avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem do graduando de enfermagem. O cenário da pesquisa foi instituição universitária da Baixada Fluminense. Os participantes foram os acadêmicos de enfermagem, matriculados desde o primeiro ao décimo período do curso em questão. Atendendo aos princípios éticos da Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº.466/2012 e projeto foi encaminhado ao Conselho de Ética em Pesquisa (CEP). Após aprovação, a pesquisa contou o questionário estruturado, contendo características sociodemográficas e uma entrevista com cinco arguições, por meio da plataforma Google Forms, sendo link disponibilizado ao público de interesse nas redes sociais vinculadas ao curso da instituição e nos grupos de comunicação via aplicativo de celular móvel. Após a coleta dos dados foi realizado análise das entrevistas e os resultados foram apresentados e descritos, seguidos da sua discussão em torno das variáveis do estudo, articulada com o referencial conceitual e a análise foi feita pela distribuição da frequência e percentual. Houveram 285 respostas a pesquisa, onde 98,7% dos participantes concordaram em responder ao questionário, declarando-se cientes das informações presentes. Conclui-se que, apesar da maioria dos participantes não terem sido diagnosticados com a COVID-19, todos sofreram o impacto da pandemia em seu processo de Ensino- Aprendizagem.
Downloads
Referências
MARQUES, Lorraine Cichowicz et al. Covid-19: cuidados de enfermagem para segurança no atendimento de serviço pré-hospitalar móvel. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.678
ANDERSON, Roy M. et al. How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic?. The lancet, v. 395, n. 10228, p. 931-934, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30567-5
DE OLIVEIRA, Wender Antonio; CHAVES, Sandro Nobre. Os desafios da gestão do ensino superior durante a pandemia da covid-19: uma revisão bibliográfica. Revista de Saúde-RSF, v. 7, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.21783/rei.v7i1.605
FERREIRA, Francisco Glauber Peixoto et al. Uma reflexão sobre saúde mental do enfermeiro emergencista no contexto da pandemia pelo Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e704974534-e704974534, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4534
Word Health Organization. Considerações para quarentena de indivíduos no contexto de contenção para doença por coronavírus (COVID-19). Interim guidance, Geneva.2020.
CAVALCANTE, Ana Suelen Pedroza et al. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Avances en Enfermería, n. 1supl, 2020. DOI: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v38n1supl.86229
ROCHA, Natália Loureiro et al. Construindo o Projeto Cuidadosamente: reflexão sobre a saúde mental dos graduandos de Enfermagem frente ao COVID-19. Revista de Saúde Coletiva da UEFS, v. 10, n. 1, p. 13-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v10i1.5153
SCORSOLINI-COMIN, Fabio et al. Educação a distância na formação em enfermagem: reflexões sobre a pandemia da covid-19. Revista Baiana de Enfermagem, v. 34, 2020. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36929
FRANZOI, Mariana André Honorato; CAUDURO, Fernanda Leticia Frates. Atuação de estudantes de enfermagem na pandemia de Covid-19. Cogitare enfermagem, v. 25, 2020. DOI: https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.73491
DE SOUSA, Thiago Ferreira et al. Validade e reprodutibilidade do questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos (Isaq-A). Arquivos de Ciências do Esporte, v. 1, n. 1, 2013.
MARÇAL, Adriana do Rocio Vendrametto; RIBEIRO, Ealine Rossi; ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson. Avaliação de profissionalismo como competência na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa. Revista Espaço para a Saúde, p. 75-86, 2019. DOI: https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p75
SANTOS, Ana Thaís Santana et al. Integralidade do cuidado na formação do enfermeiro: visões e vivências do acadêmico de enfermagem. Enferm. foco (Brasília), p. 122-126, 2019. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1397
DOSEA, Giselle Santana et al. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148
PEREIRA, Mara Dantas et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e652974548-e652974548, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4548
DA SILVA, Bruna Larissa Guedes; DA SILVA ALVES, Emiliane; FORTES, Aldaíza Ferreira Antunes. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 23, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6136
LOPES NETO, David et al. Aderência dos cursos de graduação em enfermagem às diretrizes curriculares nacionais. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 60, n. 6, p. 627-634, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000600003
DE OLIVEIRA, Wender Antônio. Enfermagem: desafios e dificuldades no início da carreira. Revista de Enfermagem da FACIPLAC, v. 2, n. 2, 2016.
BRITO, Sávio Breno Pires et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology)–Visa em Debate, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020. DOI: https://doi.org/10.22239/2317-269x.01531
CESTARI, Virna Ribeiro Feitosa et al. Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 2, p. 190-196, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201700029
CRESWELL, J. W. Uma estrutura para projeto. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, p. 21-42, 2007.
CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de Métodos Mistos-: Série Métodos de Pesquisa. Penso Editora, 2015.
CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications, 2017.
POLIT, D.; BECK, C.; HUNGLER, B. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação e utilização (A. Throrell, Trad.) Porto Alegre: Artmed. Trabalho original em Inglês publicado em, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
MINAYO, Maria Cecília de Souza. A produção de conhecimentos na interface entre as ciências sociais e humanas e a saúde coletiva. Saúde e Sociedade, v. 22, n. 1, p. 21-31, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902013000100004
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Construção da identidade da antropologia na área de saúde: o caso brasileiro. Antropologia da saúde: traçando identidade e explorando fronteiras. Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 29-46, 1998.
DA SILVA GALVÃO, Drielly et al. Aspectos psicossociais de acadêmicos de Enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 2. ESP, 2020. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.ESP.4001
RAMOS, Tangriane Hainiski et al. O impacto da pandemia do novo coronavírus na qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.4042
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa et al. Usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino superior em Enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 15, p. e02108-e02108, 2021. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02108
DA SILVA PEREIRA, Renata Martins et al. VIVÊNCIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (sup), 2020. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3458
PISSAIA, Luís Felipe; DA COSTA, Arlete Eli Kunz. Pandemia da covid-19: percepções de estudantes de enfermagem sobre o seu ensino. Oikos: Família e Sociedade em Debate, v. 32, n. 1, p. 148-164, 2021. DOI: https://doi.org/10.31423/oikos.v32i1.11312
DE SOUZA SOARES, Tárcila Lorrane Fernandes; DE SANTANA, Ícaro Silva; COMPER, Maria Luiza Caires. Ensino remoto na pandemia de COVID-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário. Dialogia, n. 36, p. 35-48, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18396
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.