IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Jéssica Guimarães da Silva
  • Wanderson Alves Ribeiro UFF
  • Kristelle Gomes da Silva Peres
  • Tatiane Rafael Cordeiro
  • Camilla dos Santos Anjos
  • Bruna Porath Azevedo Fassarella
  • Keila do Carmo Neves

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i5.50

Palavras-chave:

Enfermagem; Pandemia; Coronavírus.

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem mista (QUAN + QUAL) tendo como fonte de informação a pesquisa de campo, como objetivo geral: avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem do graduando de enfermagem. O cenário da pesquisa foi instituição universitária da Baixada Fluminense. Os participantes foram os acadêmicos de enfermagem, matriculados desde o primeiro ao décimo período do curso em questão. Atendendo aos princípios éticos da Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº.466/2012 e projeto foi encaminhado ao Conselho de Ética em Pesquisa (CEP). Após aprovação, a pesquisa contou o questionário estruturado, contendo características sociodemográficas e uma entrevista com cinco arguições, por meio da plataforma Google Forms, sendo link disponibilizado ao público de interesse nas redes sociais vinculadas ao curso da instituição e nos grupos de comunicação via aplicativo de celular móvel. Após a coleta dos dados foi realizado análise das entrevistas e os resultados foram apresentados e descritos, seguidos da sua discussão em torno das variáveis do estudo, articulada com o referencial conceitual e a análise foi feita pela distribuição da frequência e percentual. Houveram 285 respostas a pesquisa, onde 98,7% dos participantes concordaram em responder ao questionário, declarando-se cientes das informações presentes. Conclui-se que, apesar da maioria dos participantes não terem sido diagnosticados com a COVID-19, todos sofreram o impacto da pandemia em seu processo de Ensino- Aprendizagem. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jéssica Guimarães da Silva

Acadêmica do curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu

Wanderson Alves Ribeiro, UFF

 

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pela Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da Universidade Federal Fluminense (UFF); Pós-graduado em Enfermagem em Estomaterapia pela UERJ; Saúde da Família pela UNIRIO. Docente no curso de Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação em Enfermagem em Obstetrícia, Emergência e Terapia Intensiva da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Kristelle Gomes da Silva Peres

Acadêmica do curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu

Tatiane Rafael Cordeiro

Acadêmica do curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu

Camilla dos Santos Anjos

Acadêmica do curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu

Bruna Porath Azevedo Fassarella

Mestre em Urgência e Emergência pelo Programa de Ciências Aplicadas a Saúde da Universidade de Vassouras (FUSVE). Docente dos cursos de graduação e pós-graduação  em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). Acadêmica em Medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG)

Keila do Carmo Neves

Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Docente no curso de Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação em Enfermagem em Obstetrícia, Emergência e Terapia Intensiva da Universidade Iguaçu (UNIG).

Referências

MARQUES, Lorraine Cichowicz et al. Covid-19: cuidados de enfermagem para segurança no atendimento de serviço pré-hospitalar móvel. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.678

ANDERSON, Roy M. et al. How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic?. The lancet, v. 395, n. 10228, p. 931-934, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30567-5

DE OLIVEIRA, Wender Antonio; CHAVES, Sandro Nobre. Os desafios da gestão do ensino superior durante a pandemia da covid-19: uma revisão bibliográfica. Revista de Saúde-RSF, v. 7, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.21783/rei.v7i1.605

FERREIRA, Francisco Glauber Peixoto et al. Uma reflexão sobre saúde mental do enfermeiro emergencista no contexto da pandemia pelo Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e704974534-e704974534, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4534

Word Health Organization. Considerações para quarentena de indivíduos no contexto de contenção para doença por coronavírus (COVID-19). Interim guidance, Geneva.2020.

CAVALCANTE, Ana Suelen Pedroza et al. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Avances en Enfermería, n. 1supl, 2020. DOI: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v38n1supl.86229

ROCHA, Natália Loureiro et al. Construindo o Projeto Cuidadosamente: reflexão sobre a saúde mental dos graduandos de Enfermagem frente ao COVID-19. Revista de Saúde Coletiva da UEFS, v. 10, n. 1, p. 13-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v10i1.5153

SCORSOLINI-COMIN, Fabio et al. Educação a distância na formação em enfermagem: reflexões sobre a pandemia da covid-19. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 34, 2020. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36929

FRANZOI, Mariana André Honorato; CAUDURO, Fernanda Leticia Frates. Atuação de estudantes de enfermagem na pandemia de Covid-19. Cogitare enfermagem, v. 25, 2020. DOI: https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.73491

DE SOUSA, Thiago Ferreira et al. Validade e reprodutibilidade do questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos (Isaq-A). Arquivos de Ciências do Esporte, v. 1, n. 1, 2013.

MARÇAL, Adriana do Rocio Vendrametto; RIBEIRO, Ealine Rossi; ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson. Avaliação de profissionalismo como competência na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa. Revista Espaço para a Saúde, p. 75-86, 2019. DOI: https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p75

SANTOS, Ana Thaís Santana et al. Integralidade do cuidado na formação do enfermeiro: visões e vivências do acadêmico de enfermagem. Enferm. foco (Brasília), p. 122-126, 2019. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1397

DOSEA, Giselle Santana et al. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148

PEREIRA, Mara Dantas et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e652974548-e652974548, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4548

DA SILVA, Bruna Larissa Guedes; DA SILVA ALVES, Emiliane; FORTES, Aldaíza Ferreira Antunes. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 23, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6136

LOPES NETO, David et al. Aderência dos cursos de graduação em enfermagem às diretrizes curriculares nacionais. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 60, n. 6, p. 627-634, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000600003

DE OLIVEIRA, Wender Antônio. Enfermagem: desafios e dificuldades no início da carreira. Revista de Enfermagem da FACIPLAC, v. 2, n. 2, 2016.

BRITO, Sávio Breno Pires et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology)–Visa em Debate, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020. DOI: https://doi.org/10.22239/2317-269x.01531

CESTARI, Virna Ribeiro Feitosa et al. Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 2, p. 190-196, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201700029

CRESWELL, J. W. Uma estrutura para projeto. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, p. 21-42, 2007.

CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de Métodos Mistos-: Série Métodos de Pesquisa. Penso Editora, 2015.

CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications, 2017.

POLIT, D.; BECK, C.; HUNGLER, B. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação e utilização (A. Throrell, Trad.) Porto Alegre: Artmed. Trabalho original em Inglês publicado em, 2001.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007

MINAYO, Maria Cecília de Souza. A produção de conhecimentos na interface entre as ciências sociais e humanas e a saúde coletiva. Saúde e Sociedade, v. 22, n. 1, p. 21-31, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902013000100004

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Construção da identidade da antropologia na área de saúde: o caso brasileiro. Antropologia da saúde: traçando identidade e explorando fronteiras. Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 29-46, 1998.

DA SILVA GALVÃO, Drielly et al. Aspectos psicossociais de acadêmicos de Enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 2. ESP, 2020. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.ESP.4001

RAMOS, Tangriane Hainiski et al. O impacto da pandemia do novo coronavírus na qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.4042

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa et al. Usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino superior em Enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 15, p. e02108-e02108, 2021. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02108

DA SILVA PEREIRA, Renata Martins et al. VIVÊNCIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (sup), 2020. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3458

PISSAIA, Luís Felipe; DA COSTA, Arlete Eli Kunz. Pandemia da covid-19: percepções de estudantes de enfermagem sobre o seu ensino. Oikos: Família e Sociedade em Debate, v. 32, n. 1, p. 148-164, 2021. DOI: https://doi.org/10.31423/oikos.v32i1.11312

DE SOUZA SOARES, Tárcila Lorrane Fernandes; DE SANTANA, Ícaro Silva; COMPER, Maria Luiza Caires. Ensino remoto na pandemia de COVID-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário. Dialogia, n. 36, p. 35-48, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18396

Publicado

2021-12-05

Como Citar

Guimarães da Silva , J. ., Ribeiro, W. A., Gomes da Silva Peres , K. ., Rafael Cordeiro , T. ., dos Santos Anjos , C. ., Porath Azevedo Fassarella , B. ., & Carmo Neves, K. do. (2021). IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM. REVISTA CIENTÍFICA RECISATEC - ISSN 2763-8405, 1(5), e1550. https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i5.50

Artigos Similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>