UMA BREVE REVISÃO SOBRE TECNOLOGIAS INOVADORAS DE APRENDIZAGEM DE ANATOMIA PARA A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA E OUTRAS ÁREAS DA SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i4.121

Palavras-chave:

Anatomia, Educação, Tecnologia, Inovação

Resumo

Contribuição: Considerando a rapidez do surgimento de novas tecnologias no mundo moderno, é necessário identificar e descrever potenciais inovações educacionais e tecnologias utilizadas como ferramentas para melhorar o aprendizado de anatomia dos estudantes da área da saúde nos últimos anos. A principal contribuição deste estudo é indicar a dificuldade de implementação e outros desafios a serem superados. Antecedentes: Extensas pesquisas demonstraram que diversos métodos inovadores têm sido utilizados para o ensino de anatomia. Com base nessas descobertas, vale a pena discutir as tecnologias existentes mais recentes. Perguntas da Pesquisa: Quais tecnologias inovadoras estão sendo usadas como ferramentas para melhorar o aprendizado de anatomia dos estudantes de saúde? Quais são os principais desafios e perspectivas relacionados a eles? Metodologia: Esta revisão discutiu estudos publicados de 2019 a 2021 encontrados no Embase, IEEE Digital Library, Pubmed, ScienceDirect e Web of Science. Critérios de inclusão e exclusão foram estabelecidos e uma avaliação de qualidade foi realizada com o objetivo de mitigar vieses e erros sistemáticos. Resultados: A busca eletrônica nas bases de dados identificou 149 referências e apenas 10 estudos atingiram o escore mínimo de corte e foram discutidos. Comparadas aos métodos tradicionais, as tecnologias alternativas de aprendizagem são excelentes formas de melhorar e transformar a educação no sistema de saúde, tornando-a mais eficiente, econômica, prática e acessível.

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Biografias Autor

Vanessa Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Medicina, mestrado em Engenharia Química. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina - UFC/FAMED

Amanda Pereira Ramos

Graduanda em Ciência da Computação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE

João Felipe Martins Tomaz

Graduando em Medicina. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina - UFC/FAMED

Marcello Carvalho dos Reis

Doutorando em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Ceará, Engenharia Elétrica.

Eduardo da Silva Pereira

Mestrado em Ciências Fisiológicas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Doutorado em Ensino.

Victor José Timbó Gondim

Unichristus - Faculdade de Medicina

Rafael Dantas Santana

CAPS Prof Frota Pinto/HUWC UFC - Universidade Federal do Ceará

Auzuir Ripardo Alexandria

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Victor Hugo Costa Albuquerque

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

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Publicado

2022-04-13

Como Citar

Oliveira, V. F. de ., Ramos, A. P., Tomaz , J. F. M. ., Reis, M. C. dos, Pereira, E. da S., Gondim , V. J. T., … Albuquerque , V. H. C. . (2022). UMA BREVE REVISÃO SOBRE TECNOLOGIAS INOVADORAS DE APRENDIZAGEM DE ANATOMIA PARA A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA E OUTRAS ÁREAS DA SAÚDE. REVISTA CIENTÍFICA RECISATEC - ISSN 2763-8405, 2(4), e24121. https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i4.121

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