PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E SUA TRANSVERSALIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA NOS AMBIENTES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i9.186Palavras-chave:
Promoção da Saúde no Ambiente EscolarResumo
Objetivo: Analisar a transversalidade do Programa Saúde nas Escolas como política pública nos ambientes escolares. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, foram incluídos 07 estudos brasileiros entre os anos de 2017 e 2022, para responder a seguinte questão da pesquisa: Como ocorre a transversalidade entre saúde e educação na escola através do Programa Saúde nas Escolas? Resultados e discussão: O programa é uma estratégia intersetorial potente entre saúde e educação, embora diversos profissionais não se apropriem dessa premissa. Foram revelados entraves na execução da política, no que tange a hegemonia do modelo biomédico nas ações de saúde, pouca participação do setor educação, falta de adesão de escolas ao programa, pouca capacitação pedagógica dos envolvidos, avaliação e monitoramento ineficazes. Considerações finais: O Programa Saúde nas Escolas mostra-se como ferramenta estratégica para transpor as barreiras entre a saúde e a educação com vistas a propiciar promoção da saúde e melhorias na qualidade de vida de estudantes.
Downloads
Referências
ALVES, Maria Julia et al. Ação interdisciplinar de promoção í saúde no programa escola da família: relato de experiência de residentes do programa multidisciplinar em saúde da família. Nursing (São Paulo), v. 22, n. 252, p. 2875-2877, 2019. DOI: https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i252p2875-2877
ASSAD, Suellen Gomes Barbosa et al. Saúde em roda: a experiência intersetorial entre saúde e educação. Rev. enferm. UFPE on line, p. 470-473, 2017.
BRASIL, República Federativa. Decreto presidencial Nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007 que cria o Programa Nacional de Saúde na Escola. Brasília, DF. Diário Oficial da União, de 06 de dezembro de 2007. Seção 2, p. 02. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dec_6286_05122007.pdf
CARVALHO, F. F. B. DE. A saúde vai à escola: A promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis, v. 25, n. 4, p. 1207–1227, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312015000400009
CAVALCANTI, P. B.; LUCENA, C. M. F.; LUCENA, P. L. C. Programa Saúde na Escola: interpelações sobre ações de educação e saúde no Brasil / Program Health in the School: interpellations on action of education and health in Brazil. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 14, n. 2, p. 387, 2015. DOI: https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.2.21728
FARIAS, Isabelle Carolline Veríssimo de et al. Análise da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, p. 261-267, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02642014
FEROLLA, Luna Marquez; PASSADOR, Cláudia Souza; PASSADOR, João Luiz. Dez anos da política pública intersetorial programa saúde na escola: panorama descritivo por análise documental. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 27, n. 2, p. 139-149, 2019. DOI: https://doi.org/10.5212/PublicatioCi.Soc.v.27i2.0001
HELENA, H.; MACIEL, M. Transversalidade e intersetorialidade das políticas públicas: desafios da gestão social. p. 1–13, 2011.
LIMA, Ana Wládia Silva de et al. Educação em saúde na ou com a escola?. Rev. enferm. UFPE on line, p. 1790-1799, 2018. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a236475p1790-1799-2018
OLIVEIRA, Fernanda Piana Santos Lima et al. Avaliação do Programa Saúde na Escola com foco na integração entre Unidade Básica de Saúde e Escola de Ensino Fundamental: um estudo de caso em Belo Horizonte, Brasil. 2017.
PINTO, Maria Benegelania. Promoção da saúde e a relação entre escola e comunidade: potencialidades para a transformação social. 2019.
SILVA JUNIOR, A. J. School health program: Limits and intersectoral possibilities. Interface: Communication, Health, Education, v. 18, n. 51, p. 797–799, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0583
SOUSA, M. C. DE; ESPERIDIÃO, M. A.; MEDINA, M. G. A intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 6, p. 1781–1790, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232017226.24262016
VIEIRA, Lidiane Sales; BELISÁRIO, Soraya Almeida. Intersetorialidade na promoção da saúde escolar: um estudo do Programa Saúde na Escola. Saúde em Debate, v. 42, p. 120-133, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042018s409
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.