AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DE DADOS SOBRE O ESTRESSE DE UNIVERSITÁRIOS DURANTE A QUARENTENA 2020 EM LA PAZ, BOLÍVIA
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i12.219Palavras-chave:
Estresse acadêmico, Aulas virtuais, UniversitariosResumo
A pandemia COVID-19 obrigou os governos a adotar estratégias que garantam o isolamento da população, como medida para evitar a propagação do vírus. Esse contexto tem exigido que as entidades educacionais usem ferramentas virtuais para continuar com as aulas, por isso, tanto para professores quanto para alunos, isso significou um desafio. Quanto aos universitários, durante a quarentena de 2020, os sintomas de estresse foram evidentes, afetando seu desempenho. Esta pesquisa avalia alguns marcadores de estresse e como eles afetaram os alunos. Para isso, foi realizado um estudo transversal, levando uma amostra aleatória de 39 pessoas, por meio de uma pesquisa virtual. Entre os achados destacam que 100% dos alunos conhecem o conceito de estresse e 95% deles sentiram algum desconforto associado a ele. Foram avaliadas associações com o teste Qui-quadrado, encontrando resultados estatisticamente significativos em relação à sensação de felicidade, apesar de se sentirem frustradas por não se adaptarem à gestão das plataformas digitais. Também foi estabelecido que a probabilidade de ter sintomas relacionados ao estresse diminui quando o aluno se sente feliz, de 0,75 para 0,58. Por fim, foi determinado que a sobrecarga de tarefas, a dificuldade em manusear plataformas e ficar com dúvidas foram as variáveis com maiores percentuais entre os entrevistados, além de mais de 75% da amostra que sofre de estresse.
Downloads
Referências
Águila Alfonso B, Calcines Castillo M, Monteagudo de la Guardia R, Nieves Achon Z. (2015). Estrés académico. EduMeCentro. 2015;7(2). Available in: http://www.revedumecentro.sld.cu/index.php/edumc/article/view/530/html_48
American Psychological Association. (2021). Stress in America TM 2020: Stress in the Time of COVID-19, Volume One. apa.org. 2020 [cited 2021 May 27]. Available in: https://www.apa.org/news/press/releases/stress/2020/report
Ayala, R. E. D., Rojano, Á. E. V., & Aboytes, A. S. R. (2021). Emergencia sanitaria covid-19, salud psicológica y estrés: NEWTON EDICION Y TECNOLOG.
Barraza Macías A. (2006). Un modelo conceptual para el estudio del estrés académico. Revista electrónica de Psicología Iztacala. 2006;9(3):110–29.
Chiu A, Chon SY, Kimball AB. (2003). The Response of Skin Disease to Stress. Arch dermatol. 2003; 139:897–900. DOI: https://doi.org/10.1001/archderm.139.7.897
Decreto Supremo 4196 (COVID - 19) Bolivia. Gaceta Oficial de Bolivia Mar 17, 2020. Available from: http://www.gacetaoficialdebolivia.gob.bo/normas/buscar/decreto%20supremo%204196%20covid#nogo22
Espinosa Ferro, Y., Mesa Trujillo, D., Díaz Castro, Y., Caraballo García, L., & Mesa Landín, M. Á. (2021). Estudio del impacto psicológico de la COVID-19 en estudiantes de Ciencias Médicas, Los Palacios. Revista Cubana de Salud Pública, 46, e2659.
Espinoza Inga JM. (2009). Nivel de vulnerabilidad frente al estrés en estudiantes del primer año de enfermería, UNMSM, 2008. [Lima, Perú]: Universidad Nacional Mayor de San Marcos.
Juanes Giraud, B. Y., Munévar Mesa, O. R., & Cándelo Blandón, H. (2020). La virtualidad en la educación. Aspectos claves para la continuidad de la enseñanza en tiempos de pandemia. Conrado, 16(76), 448-452.
Maceo Palacio O, Maceo Palacio A, Ortega Varón Blanco Y, Maceo Palacio M, Peralta Roblejo Y. (2013). Estrés académico: causas y consecuencias. Mul Med. 2013;17(2):1–15.
Ozamiz-Etxebarria, N., Dosil-Santamaria, M., Picaza-Gorrochategui, M., & Idoiaga-Mondragon, N. (2020). Niveles de estrés, ansiedad y depresión en la primera fase del brote del COVID-19 en una muestra recogida en el norte de España. Cadernos de Saúde Pública, 36, e00054020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00054020
Ramos, N. A. G., Araoz, E. G. E., Uchasara, H. J. M., Araoz, M. C. Z., & Roque, M. M. (2021). Estrés académico en estudiantes universitarios peruanos en tiempos de la pandemia del COVID-19. Archivos venezolanos de farmacología y terapéutica, 40(1), 88-93.
Rivera S. (2020). Universitarios, con estrés por clases virtuales: FEUM [Internet]. La Unión Noticias. [cited 2021 Jun 1]. Available in: https://launion.com.mx/morelos/sociedad/noticias/161498-universitarios-con-estres-por-clases-virtuales-feum.html
Shankar, N. L., & Park, C. L. (2016). Effects of stress on students' physical and mental health and academic success. International Journal of School & Educational Psychology, 4(1), 5-9. DOI: https://doi.org/10.1080/21683603.2016.1130532 DOI: https://doi.org/10.1080/21683603.2016.1130532
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SALUD Y TECNOLOGÍA
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.