O ACESSO AVANÇADO COMO MODELO DE AGENDAMENTO E A QUALIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i4.41Palavras-chave:
Acesso aos serviços de saúde, Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Gestão da Qualidade em SaúdeResumo
O acesso avançado é caracterizado como uma alternativa aos modelos tradicionais de agendamento e atendimento em saúde, sendo uma implementada em unidades básicas de saúde, assim como, em São Caetano Do Sul. Essa ferramenta contorna algumas dificuldades encontradas nos modelos tradicionais que aumentam a satisfação dos usuários devido a diversos fatores, como a estratificação de risco que possibilita organizar os problemas diários em um serviço de saúde. Devido a pandemia de COVID-19, ocorreram mudanças no agendamento e atendimento nas unidades básicas de saúde de São Caetano do Sul, as quais descontinuaram atendimentos eletivos e atividades em grupo e absorveram a demanda em atendimento de saúde por meio do acesso avançado. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da atenção primária à saúde sob a perpctiva dos usuários e uma unidade que utiliza o acesso avançado como modelo de agendamento durante a pandemia do COVID-19. Foi tomado como modelo uma unidade básica de saúde do Município de São Caetano do Sul e o instrumento utilizado para esta análise foi o PCA-Tools. O principal achado deste estudo é que mesmo com a significativa alteração de dinâmica dos atendimentos na unidade de saúde devido a pandemia do COVID-19 os usuários avaliam positivamente a qualidade da APS. O que mais impacta nesta avaliação positiva são os atributos longitudinalidade, integralidade e orientação familiar e comunitária.
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