USO CONSCIENTE DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i3.260

Palavras-chave:

Tecnologia, Uso consciente, Qualidade de vida

Resumo

O artigo visa discutir sobre a utilização consciente dos recursos tecnológicos, enfatizando que a tecnologia contribui de forma significativa na vida das pessoas. O tema tem como eixo principal o uso consciente dos recursos tecnológicos e os cuidados para saúde das crianças e adolescentes. Serão abordados subtítulos como: a importância do desenvolvimento infantil, a infância e a brincadeira, a tecnologia e uso de dispositivos por crianças e adolescentes. A pesquisa enfatiza que o uso de dispositivos como celular, tablets, entre outros, por crianças e adolescentes, necessita ser consciente e monitorado para evitarmos malefícios à saúde e para o desenvolvimento integral. O uso da tecnologia deve contribuir na formação humana integral da criança. A BNCC estabelece dez competências gerais para serem desenvolvidas ao longo das etapas da Educação Básica e uma delas está relacionada à tecnologia, sendo que enfatiza sua utilização de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano. Então cabe a todos nós auxiliarmos as crianças, adolescentes nesse processo, a fim de se tornarem adultos responsáveis e com hábitos saudáveis. Os adultos precisam ser exemplos, para orientarem com sabedoria. Contudo, o diálogo, a compreensão, a empatia e o amor, são aliados no processo de intervenção. Crianças e adolescentes conscientes e bem orientados conseguirão ter boa convivência em sociedade, realizando trocas entre seus pares e utilizarem seu tempo de maneira prazerosa. Também poderão reconhecer que a tecnologia não é feita apenas de recursos tecnológicos, mas que outros recursos podem ser utilizados para a aquisição de novos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Celeste Moreira

Professora da rede municipal de ensino de Araucária. Graduada em Curso Normal Superior com Mídias Interativas – (UEPG); Especialização em Educação Infantil e em Educação Especial, com ênfase em deficiências – (FIJ), Mestranda em Educação: Especialização em Tecnologias Educacionais – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEATLANTICO).

Esmeralda de Fátima Martins

Professora efetiva Escola Municipal Nossa senhora da Glória. Graduada em Geografia Licenciatura- Universidade Estadual do Centro Oeste de Guarapuava-Pr; Graduada em Pedagogia- Centro Universitário FACVEST- UNIFACVEST; Especialista em Diversidade Escolar- Comunidades Quilombolas, Indígenas e Educação do Campo- Faculdade de Ensino Superior dom Bosco; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional- FAMEESP- faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Especialista em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial- Faculdade Educacional da Lapa; Mestranda em Educação: Especialização em Tecnologias educacionais- Universidad Europea del Atlantico- (UNINI-MEXICO).

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Publicado

09/03/2023

Como Citar

Moreira, C., & de Fátima Martins, E. . (2023). USO CONSCIENTE DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 3(3), e33260. https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i3.260