USO CONSCIENTE DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i3.260Palavras-chave:
Tecnologia, Uso consciente, Qualidade de vidaResumo
O artigo tem como objetivo discutir o uso consciente dos recursos tecnológicos, enfatizando que a tecnologia contribui significativamente na vida das pessoas. O tema tem como foco principal o uso consciente de recursos tecnológicos e a atenção à saúde de crianças e adolescentes. Legendas como: serão abordadas a importância do desenvolvimento infantil, da infância e do brincar, da tecnologia e do uso de dispositivos por crianças e adolescentes. A pesquisa enfatiza que o uso de dispositivos como celulares, tablets, entre outros, por crianças e adolescentes, precisa ser consciente e monitorado para evitar danos à saúde e ao desenvolvimento integral. O uso da tecnologia deve contribuir para a formação humana integral da criança. A BNCC estabelece dez competências gerais a serem desenvolvidas ao longo das etapas da Educação Básica e uma delas está relacionada à tecnologia, e enfatiza seu uso de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano. Então, cabe a todos nós auxiliar crianças, adolescentes nesse processo, a fim de nos tornarmos adultos responsáveis e com hábitos saudáveis. Os adultos precisam ser exemplos para orientar sabiamente. No entanto, o diálogo, a compreensão, a empatia e o amor são aliados no processo de intervenção. Crianças e adolescentes conscientes e bem orientados poderão ter uma boa convivência em sociedade, fazendo trocas entre seus pares e utilizando seu tempo de forma prazerosa. Podem também reconhecer que a tecnologia não é constituída apenas por recursos tecnológicos, mas que outros recursos podem ser utilizados para adquirir novos conhecimentos.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, Luciane Maria. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 83.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC Versão Final. Brasília, DF, 2017. pp. 9 e 37.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação/Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. p. 23.
CHAGAS, Anamaria Albuquerque de Andrade.; CHAGAS, Eli Helbert Penido Bichara.; COSTA, Gabriela Araujo. Benefícios da Tecnologia Para Crianças e Adolescentes. Sociedade Mineira de Pediatria (SMP). 05 de novembro de 2016 – ano 4 - nº 38. Boletim Online. Disponível em: http://blog.smp.org.br/tecnologia-criancas-adolescentes/ Acesso em 22/02/2023.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Belo Horizonte, 2010. p. 1.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: Fundamentos e Métodos. São Paulo:Cortez, 1993. p 67.
PIAGET, Jean. A epistemologia genética. 2. ed. Petrópolis: Vozes. 1973.
PIAGET, Jean. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento.
Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PRADO, Patrícia Dias. Quer brincar comigo. In Por uma Cultura da Infância:
metodologias de pesquisa com criança. DEMATINI, Zeila de Brito Fabri, FARIA, Ana Lúcia Golart de,. São Paulo: Autores associadas, 2002, p. 99.
Sociedade Brasileira de Pediatria. Uso saudável de telas, tecnologias e mídias
nas creches, berçários, escolas. Rio de Janeiro: SBP. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21511d-MO_-_UsoSaudavel_TelasTecnolMidias_na_SaudeEscolar.pdf Acesso em 21/02/2023
Sociedade Brasileira de Pediatria [Internet]. Manual de Orientação Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital: #MENOS TELAS #MAIS SAÚDE. Rio de Janeiro: SBP. (2019-2021). Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf Acesso em 21/02/2023.
VYGOTSKY, Lev S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 124.
VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1964.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.