O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i9.314Palavras-chave:
Educação médica, Ensino-aprendizagem, NeurociênciaResumo
Introdução: As Ligas Acadêmicas de Medicina possuem o objetivo de facilitar e promover atividades extracurriculares pautadas no tripé da graduação: pesquisa, extensão e ensino, cuja importância na graduação pauta-se na suplementação deste último, de forma a atenuar deficiências de aprendizagem pessoais e promover revisões objetivas do conteúdo estudado mediante metodologia ativa de aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Relato de Experiência: Nesse contexto, este trabalho vem relatar a execução do 1º curso Intensivo em Semiologia Neurológica realizado pela Liga Acadêmica de Neurociências do Piauí, sediada na faculdade FAHESP/IESVAP, o qual objetivou o preparo dos acadêmicos de medicina da referida instituição para a execução da avaliação prática curricular ao estilo Exame Clínico Objetivo estruturado (OSCE), e ainda revisar os conteúdos mais prevalentes da semiologia neurológica no contexto médico, através de revisão objetiva e realização de casos clínicos simulados. Discussão: Os inscritos do curso relataram a importância de reforçarem determinadas habilidades médicas que são cobradas em provas práticas ao estio OSCE, bem como foram capazes de simular de forma realística a postura dinâmica do médico na semiologia neurológica, ademais, manifestaram-se de forma receptiva a esse método de avaliar e aprender antes da prova prática realizada pela IES. Conclusão: Nesse contexto, destaca-se o sucesso da metodologia ativa no ensino da semiologia neurológica e o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos ligantes na organização do evento.
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