AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DE DADOS SOBRE O ESTRESSE DE UNIVERSITÁRIOS DURANTE A QUARENTENA 2020 EM LA PAZ, BOLÍVIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i12.219

Palavras-chave:

Estresse acadêmico, Aulas virtuais, Universitarios

Resumo

A pandemia COVID-19 obrigou os governos a adotar estratégias que garantam o isolamento da população, como medida para evitar a propagação do vírus. Esse contexto tem exigido que as entidades educacionais usem ferramentas virtuais para continuar com as aulas, por isso, tanto para professores quanto para alunos, isso significou um desafio. Quanto aos universitários, durante a quarentena de 2020, os sintomas de estresse foram evidentes, afetando seu desempenho. Esta pesquisa avalia alguns marcadores de estresse e como eles afetaram os alunos. Para isso, foi realizado um estudo transversal, levando uma amostra aleatória de 39 pessoas, por meio de uma pesquisa virtual. Entre os achados destacam que 100% dos alunos conhecem o conceito de estresse e 95% deles sentiram algum desconforto associado a ele. Foram avaliadas associações com o teste Qui-quadrado, encontrando resultados estatisticamente significativos em relação à sensação de felicidade, apesar de se sentirem frustradas por não se adaptarem à gestão das plataformas digitais. Também foi estabelecido que a probabilidade de ter sintomas relacionados ao estresse diminui quando o aluno se sente feliz, de 0,75 para 0,58. Por fim, foi determinado que a sobrecarga de tarefas, a dificuldade em manusear plataformas e ficar com dúvidas foram as variáveis com maiores percentuais entre os entrevistados, além de mais de 75% da amostra que sofre de estresse.

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Biografias Autor

Karin Mishel Acarapi Oro

Estudiante de Bioquímica y Farmacia. Universidad Privada Franz Tamayo/UNIFRANZ

Danae Concepción Beyuma Antezana

Estudiante de Bioquímica y Farmacia. Universidad Privada Franz Tamayo/UNIFRANZ

Yuly Yudith Sillo Cañasaca

Estudiante de Bioquímica y Farmacia. Universidad Privada Franz Tamayo/UNIFRANZ

Daniel Gutierrez Espejo

Estudiante de Psicología. Universidad Mayor de San Simón

Irenice Coronado-Arrázola

PhD. en Ciencias Biológicas. Docente de la Universidad Privada Franz Tamayo/UNIFRANZ  y de la Universidad Mayor de San Simón, Cochabamba - Bolivia

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Acarapi Oro, K. M., Beyuma Antezana, D. C., Sillo Cañasaca, Y. Y., Gutierrez Espejo, D. ., & Coronado-Arrázola, I. (2022). AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DE DADOS SOBRE O ESTRESSE DE UNIVERSITÁRIOS DURANTE A QUARENTENA 2020 EM LA PAZ, BOLÍVIA. REVISTA CIENTÍFICA RECISATEC - ISSN 2763-8405, 2(12), e212219. https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i12.219

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