ESTUDO SOBRE O USO DO MARKETING ODONTOLÓGICO EM CLÍNICAS DA CIDADE DE CUENCA, EQUADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i7.298

Palavras-chave:

Marketing; Cuenca; Clínica odontológica.

Resumo

O tema deste trabalho é: Estudo sobre a utilização do marketing odontológico em clínicas da cidade de Cuenca. Neste contexto, diferentes fatores têm intervindo direta ou indiretamente na evolução dos mercados, tornando-os muito mais competitivos, e consequentemente influenciando a forma como estes se relacionam com os clientes e vice-versa. As empresas de todo o mundo são condicionadas por um conjunto de fatores de natureza económica, política, sociocultural, legal, ambiental e tecnológica, que constituem o chamado ambiente de negócios. A metodologia descritiva centra-se na descrição e análise da população ou amostra em estudo, sem intervir na mesma, com uma abordagem quantitativa, não experimental, com uma população de 15 clínicas. Os resultados mostram que cerca de 53% dos inquiridos utilizam estratégias de marketing nos seus cuidados clínicos, enquanto 47% não o fazem, o que indica que existe uma divisão entre aqueles que reconhecem a importância do marketing na sua prática clínica e aqueles que ainda não o implementaram. Conclui-se: o estudo sobre a utilização do marketing dentário nas clínicas revela várias tendências e aspectos significativos, Reconhecimento da importância do marketing, Necessidade de melhorar as estratégias de marketing, Variação nas despesas de marketing, desejo de mais informações sobre marketing dentário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Katherine Janneth Venenaula Ortega, UNIVERSIDAD DE CUENCA

Universidad de Cuenca.

Jose Enrique Orellana Velez

Universidad de Cuenca.

Alexa Daniela Picón Rentería

Universidad de Cuenca.

Manuel Estudardo Bravo Calderon

Universidad de Cuenca.

Referências

Sukier H, Hernández L, Portillo R, Valle A, García M, García J. Marketing estratégico: una mirada desde el contexto de la empresa familiar. Revista Espacios. 2018; 39(44).

Sánchez J, Delgado G, Quijana S, Gómez G, Delgado D. Elementos de competitividad sistemática y la relación costo privado. 593 Digital Publisher. 2019; 4(3).

De la Hoz E, Lopéz L, Pérez L. Modelo de gestión de relaciones con los clientes en empresas de consultoría. Investigación e Innovación en Ingenierias. 2017; 5(2). DOI: https://doi.org/10.17081/invinno.5.2.2756

Hidalgo-Rodríguez H, Conto-Díaz F, Gaibor-Duran Á, Pincay-Criollo J. Visión 2030 de la odontología en el Ecuador. Dominio de las Ciencias. 2017; 3(2).

López PRB. La esencia del marketing: Edicions UPC; 2021.

Fernández P, Bajac H. Gestión del marketing de servicios: Ediciones Granica; 2018.

Triana OS, González GDPD, Requenes JIG, Romo DR, Nava MJM. Administración y Marketing en Odontología. Contexto Odontológico. 2017; 7(13).

Arias FG. El Proyecto de Investigación Caracas: Editorial EPISTEME ; 2016.

Hernández R, Fernández C, Baptista P. Metodología de la investigación México D.F.: McGRAW-HILL / INTERAMERICANA EDITORES, S.A. DE C.V.; 2014.

Agudelo VLG, Aigneren AJM. Diseños de investigación experimental y no-experimental. La Sociología en sus Escenarios. 2008; 18.

Anchundia LBR, Delgado CAD, Suarez JAF. Marketing odontológico del futuro. evista Arbitrada Interdisciplinaria de Ciencias de la Salud. Salud y Vida. 2019; 3(6). DOI: https://doi.org/10.35381/s.v.v3i6.335

Cárdenas RLM, Agudelo RLL. Plan de marketing para la Clínica Odontológica Arias Dental Group. Doctoral dissertation. TULUÁ-VALLE: Universidad del valle, FACULTAD DE CIENCIAS ADMINISTRATIVAS.

Publicado

2023-07-01

Como Citar

Venenaula Ortega, K. J., Orellana Velez, J. E., Picón Rentería, A. D., & Bravo Calderon, M. E. (2023). ESTUDO SOBRE O USO DO MARKETING ODONTOLÓGICO EM CLÍNICAS DA CIDADE DE CUENCA, EQUADOR. RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405, 3(7), e37298. https://doi.org/10.53612/recisatec.v3i7.298

Artigos Similares

<< < 1 2 3 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.