SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recisatec.v4i2.363Palavras-chave:
Sistemas de gestão. Qualidade ISO. Clínicas odontológicas. Impacto. Pacientes.Resumo
A saúde oral é reconhecida como um determinante essencial para a saúde geral e o bem-estar, associada à saúde física e a outros fatores. As doenças dentárias em todo o mundo representam milhões de dólares em custos diretos e indiretos. Portanto, é fundamental que as clínicas odontológicas adotem um sistema de gestão que ajude a garantir a eficiência operacional e a excelência clínica nos diferentes aspectos da prática odontológica. Objetivo: Avaliar Sistemas de Gestão da Qualidade em Clínicas Odontológicas, a fim de incentivar os dentistas a implementarem sistemas de gestão da qualidade ISO em clínicas odontológicas e avaliarem o impacto da qualidade na gestão e na percepção do paciente. Materiais e métodos: Utilizou-se a estratégia framework SALSA, realizando busca em três bases de dados digitais: Google acadêmico, PubMed e Scielo, onde foram coletados artigos em inglês e espanhol, publicados nos últimos cinco anos. Resultados: foram incluídos 18 artigos para determinar se o profissional presta serviços de qualidade, se a implementação de sistemas de gestão da qualidade ISO avalia o impacto da qualidade na gestão e na percepção do paciente. Uma boa comunicação é fundamental para que tanto o paciente quanto a equipe da clínica odontológica divulguem informações de melhor qualidade. Conclusão: A aplicação das normas ISO nos consultórios odontológicos contribui para a padronização de processos, a melhoria da qualidade e da segurança, bem como para uma gestão eficaz da qualidade.
Downloads
Referências
Alzate-Ibañez Angélica María ISO 9001:2015 base para la sostenibilidad de las organizaciones en países emergentes Revista Venezolana de Gerencia. 2017;22(80). Available in: https://www.redalyc.org/journal/290/29055967003/29055967003.pdf DOI: https://doi.org/10.31876/revista.v22i80.23175
Asamrew N, Endris AA, Tadesse M. Level of Patient Satisfaction with Inpatient Services and Its Determinants: A Study of a Specialized Hospital in Ethiopia. J Environ Public Health. 2020 Aug 13;2020:2473469. doi: 10.1155/2020/2473469. PMID: 32855641; PMCID: PMC7443030. DOI: https://doi.org/10.1155/2020/2473469
Betlloch-Mas I, Ramón-Sapena R, Abellán-García C, Pascual-Ramírez JC. Implantación y desarrollo de un sistema integrado de gestión de calidad según la norma ISO 9001:2015 en un Servicio de Dermatología. Actas dermo-sifiliograficas. 2019;110(2):92–101. https://doi.org/10.1016/j.ad.2018.08.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ad.2018.08.003
Byrne MJ, Tickle M, Glenny AM, Campbell S, Goodwin T, O'Malley L. A systematic review of quality measures used in primary care dentistry. Int Dent J. 2019 Aug;69(4):252-264. doi: 10.1111/idj.12453. Epub 2018 Nov 15. PMID: 30430563; PMCID: PMC9378976. DOI: https://doi.org/10.1111/idj.12453
Byrne M, Tickle M. Conceptualising a framework for improving quality in primary dental care. Br Dent J. 2019 Nov;227(10):865-868. doi: 10.1038/s41415-019-0900-8. PMID: 31758120. DOI: https://doi.org/10.1038/s41415-019-0900-8
Calatrava L. Adopción e implementación de nuevas tecnologías en la odontología restauradora latinoamericana Com.mx. [Recuperado el 23 junio 2024]; https://www.imbiomed.com.mx/articulo.php?id=117143
Chowdhry A, Kapoor P, Dahal Sa, Cancer L, Fonseca G, Aka S, et al. Under the Lens: A Report on Global Dental Morphology Modules. Int. J. Morphol. [Internet]. 2022 Dic [citado 2024 Jun 23];40(6) 1497-1503. Disponible en: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95022022000601497&lng=es DOI: https://doi.org/10.4067/S0717-95022022000601497
Codina L. Cómo hacer revisiones bibliográficas tradicionales o sistemáticas utilizando bases de datos académicas. Revista ORL. 2020;11(2):139–153. https://doi.org/10.14201/orl.22977 DOI: https://doi.org/10.14201/orl.22977
Corrêa C, Sousa Reis C. Segurança do paciente no cuidado odontológico: revisão integrativa. Cadernos de saude publica. [Internet]. 2023 Dic [citado 2024 Jun 23];36(10) Disponible en. https://doi.org/10.1590/0102-311x00197819 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00197819
Crisan EL, Covaliu BF, Chis DM. A Systematic Literature Review of Quality Management Initiatives in Dental Clinics. Int J Environ Res Public Health. 2021 Oct 21;18(21):11084. doi: 10.3390/ijerph182111084. PMID: 34769604; PMCID: PMC8582852. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph182111084
Dolce MC, Parker JL, Savageau JA, Da Silva JD. Older Adult Patients' Experience of Care in a Dental School Clinic. J Dent Educ. 2019 Sep;83(9):1039-1046. doi: 10.21815/JDE.019.104. Epub 2019 May 27. PMID: 31133617. DOI: https://doi.org/10.21815/JDE.019.104
Hashem T, Nimer Alí N. The impact of service quality on customer loyalty: A study of dental clinics in Jordan. International Journal of Medical and Health Research. January 2019;5(1):65-68 ISSN: 2454-9142. www.medicalsciencejournal.com
Klaassen H, Dukes K, Marchini L. Patient satisfaction with dental treatment at a university dental clinic: A qualitative analysis. J Dent Educ. 2021 Mar;85(3):311-321. doi: 10.1002/jdd.12428. Epub 2020 Sep 23. PMID: 32965694. DOI: https://doi.org/10.1002/jdd.12428
Lee S, Kim EK. The Effects of Korean Medical Service Quality and Satisfaction on Revisit Intention of the United Arab Emirates Government Sponsored Patients. Asian Nurs Res (Korean Soc Nurs Sci). 2018 Jun;11(2):142-149. doi: 10.1016/j.anr.2017.05.008. Epub 2018 Jun 27. PMID: 28688500. DOI: https://doi.org/10.1016/j.anr.2017.05.008
Leiva S, Riquelme C, Nuñes J, Soto N. Consideraciones en la renovación curricular de la carrera de Odontología en la Universidad de la frontera, Chile. Int. J. Odontostomat. [Internet] 2024. [Citado 1024 Junuo 23];18(1):56-59. Disponible en: https://ijodontostomatology.com/wp-content/uploads/2024/04/2024_v18n1_009.pdf DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-381X2024000100056
Mabrouk M. Investigation of Quality improvement strategies within Egyptian Dental Clinics. https://www.researchgate.net/publication/329776275_
Morales M, López L, López R, Calderón A. Competencias administrativas y de gestión en la práctica odontológica. RIDE Revista Iberoamericana Para La Investigación Y El Desarrollo Educativo, 14(27). [Internet]. 2023 Dic [citado 2024 Jun 23];40(6):1497-1503. Disponible en: https://doi.org/10.23913/ride.v14i27.1680 DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v14i27.1680
Nguyen NX, Tran K, Nguyen TA. Impact of Service Quality on In-Patients' Satisfaction, Perceived Value, and Customer Loyalty: A Mixed-Methods Study from a Developing Country. Patient Prefer Adherence. 2021 Nov 17;15:2523-2538. doi: 10.2147/PPA.S333586. PMID: 34819722; PMCID: PMC8607125. DOI: https://doi.org/10.2147/PPA.S333586
Park S, Kim H-K, Choi M, Lee M. Factors affecting revisit intention for medical services at dental clinics. PLoS ONE. 2021;16(5):e0250546. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0250546 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0250546
Quality in dentistry [Internet]. Fdiworlddental.org. [citado el 19 de junio de 2024]. Disponible en: https://www.fdiworlddental.org/quality-dentistry
Tsuruta J. Comparison of the quality assurance system of dental professionals in Japan, the EU and the ASEAN. Jpn Dent Sci Rev. 2019 Nov;55(1):108-112. doi: 10.1016/j.jdsr.2019.07.001. Epub 2019 Aug 29. PMID: 31516640; PMCID: PMC6728277. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jdsr.2019.07.001
Thi Le Ha Nguyen, Keisuke Nagase. Total quality management: A mediating factor in the relationship between customer expectations and satisfaction. International Journal of Management and Marketing Research. 2020 Available in: https://deliverypdf.ssrn.com/delivery.php?ID=856093125087082082022105092089005100060006063087051074127087020094113102004004068108038021018041122035062067126103099070091080049045093023049075124101004077086102084062051035088124092099103000007127026022024023015126101086082084023114083016087108083069&EXT=pdf&INDEX=TRUE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.