PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO REFLEXIVO
DOI:
https://doi.org/10.53612/recisatec.v1i5.49Palavras-chave:
COVID – 19; Educação Superior; Enfermagem; Pandemia.Resumo
A pandemia é a disseminação de uma recente doença, tendo com característica principal a proliferação de patógenos com potencial epidêmico junto a facilidade de transmissão e enorme poder de mortalidade. O maior impacto causado no processo ensino e aprendizagem dos discentes do ensino tradicional de enfermagem foi o uso de tecnologias remotas. Diante disso o presente estudo tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem no período de pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo análise reflexivo, elaborado a partir revisão da literatura sobre o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem no período de pandemia da COVID-19. A apresentação das explanações e reflexões a serem tecidas se dará na forma de eixos condutores sobre o tema, advindos de interpretações da literatura e também, impressões reflexivas dos autores. Estas interpretações foram dirigidas pela compreensão do tema no contexto do cuidado clínico de Enfermagem subsidiado por leituras, reflexões e discussão dos autores, pautado por três temáticas: Desafios do processo de ensino-aprendizagem na do acadêmico de enfermagem durante a pandemia; Impactos da pandemia na saúde do acadêmico de enfermagem; Estratégias de enfrentamento para manutenção do processo de aprendizagens no período pandêmico. Conclui-se que, a partir da construção de uma leitura reflexiva baseada nos artigos teóricos utilizados para construção deste ensaio, evidenciou em grandes partes dos estudos utilizados referem impactos no processo de ensino-aprendizagem dos discentes de enfermagem, frente a pandemia da COVID-19.
Downloads
Referências
AFIFI, WA. et al. O impacto da incerteza e do enfrentamento comunitário na saúde mental após desastres naturais. Anxiety, Stress &Coping - An Internacional Journal, v25 n3 p.329-347. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/10615806.2011.603048
BERNARDO, Wanderley Marques; NOBRE, Moacyr Roberto Cuce; JATENE, Fábio Biscegli. A prática clínica baseada em evidências: parte II - buscando as evidências em fontes de informação. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 50, n. 1, p. 104-108, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-42302004000100045
BEZERRA, I. M. P. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do coronavírus. J Hum Growth Dev. 2020.
BEZERRA, Italla Maria Pinheiro. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do corona vírus. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum, 2020.
CHANG, L. et al. Coronavirus Disease 2019: Coronaviruses and Blood Safety. Transfus Med Rev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tmrv.2020.02.003
DIAS, Ana Paula et al. Práticas de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiências. Saúde Coletiva (Barueri), v. 11, n. 66, p. 6349-6358, 2021. DOI: https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6349-6358
DOSEA, G. S., do ROSÁRIO, R. W. S., SILVA, E. A., FIRMINO, L. R., OLIBEIRA, A. M. dos S. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: A opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Interfaces Científicas, Aracaju, V.10, N.1, p. 137 – 148, 2020 DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148
FERREIRA, F. G. P., ALENCAR, A. B., BEZERRA, S. L., SOUSA, A. A. S. & CARVALHO., C. M. L. Uma reflexão sobre saúde mental do enfermeiro emergencista no contexto da pandemia pelo Covid-19. Research, Society andDevelopment, v. 9, n.7, e704974534, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4534
GEREMIA, Daniela Savi et al. Pandemia COVID-2019: formação e atuação da enfermagem para o Sistema Único de Saúde. Enfermagem em foco, v. 11, n. 1. ESP, 2020. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3956
GUSSO, Amanda Khetleen; DE CASTRO, Beatriz Cristina; DE SOUZA, Thiago Nunes. Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Enfermagem durante a pandemia da COVID-19: Revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e13610615576-e13610615576, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15576
LIRA, Ana Luísa Brandão de Carvalho et al. Educação em enfermagem: desafios e perspectivas em tempos da pandemia COVID-19. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020.
MACIEL, Marcela de Araújo Cavalcanti et al. Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12.2021. DOI: https://doi.org/10.29380/2020.14.16.08
MATA, Luciana Regina Ferreira. O ensino do processo de enfermagem no contexto da Pandemia da Covid-19. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 11, 2021. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4438
OLIVEIRA, Adriana Cristina de; LUCAS, ThabataCoaglio; IQUIAPAZA, Robert Aldo. O que a pandemia da COVID-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução?. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 29, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0106
PAFUME, S. M., DA SILVA, É. C., & DE CARVALHO ANDRADE, A. Contribuição da formação em uma universidade privada para inserção dos enfermeiros no mercado de trabalho. Journal of Nursing and Health, v8 n12020. DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v8i1.12731
PRATA, Juliana Amaral et al. Mediações pedagógicas de ensino não formal da enfermagem durante a pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020.
RAFAEL, Ricardo de Mattos Russo et al. Sofrimento psíquico na pandemia de COVID-19: prevalência e fatores associados em uma faculdade de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, 2021.
RIBEIRO, Olga Maria Pimenta Lopes et al. Ano internacional da enfermagem: dos 200 anos de Florence Nightingale à pandemia por COVID-19. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3725
RIBEIRO, Wanderson Alves et al. Desafios do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior em tempos de pandemia da covid-19: uma revisão de literatura. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 6, p. e26495-e26495, 2021. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.495
RIEGEL, Fernando et al. Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19. Escola Anna Nery, v. 25, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0476
ROCHA, Monique Soares et al. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários durante a pandemia do COVID-19. BrazilianJournalofDevelopment, v. 7, n. 8, p. 80959-80970, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-352
ROCHA, N. L., SORA, A. B. de A., LAPA, A. da T., dos SANTOS, D. D. Construindo o Projeto Cuidadosamente: reflexão sobre a saúde mental dos graduandos de Enfermagem frente ao COVID-19. Rev. Saúde Col. UEFS, Feira de Santana, Vol. 10: 13-17.2020. DOI: https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v10i1.5153
ROTHER, E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 2, n. 20, abr./jun. 2007. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/3070/307026613004.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001
SCORSOLINI-COMIN, F., MELO, L. P., ROSSATO, L., GAIA, R. S. P. Educação a distância na formação em enfermagem: reflexões sobre a pandemia da COVID-19. Rev baiana enferm. 2020;34:e36929. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36929
SILVA GALVÃO, Drielly et al. Aspectos psicossociais de acadêmicos de Enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 2. ESP, 2020. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.ESP.4001
SILVA, A. N. C. D., MOREIRA, D. P., FREITAS, C. M. A. D., TEIXEIRA, A. K. S., & PINHEIRO, A. R. M. Estágio extracurricular de enfermagem: estratégia para a formação profissional. Enferm. foco (Brasília), 129-135. 2019.
SOUZA, C. J., GUERRA, T. R. B., CARVALHO, D. S., JESUS, R. V. L., COSTA, L. H. O., ISSOBE, M. K., VIEIFRA, H. L. S., SANTOS, D. A. As interfaces da (re) invenção do ensino na graduação em enfermagem em tempo de COVID-19. Research, Society andDevelopment, v. 9, n. 7, e289974190, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4190
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECISATEC, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECISATEC apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.